ABVCAP promove capacitação de empresários em Porto Alegre Adicionado em 11/11/2016

O Millenium Experience, evento promovido pela ABVCAP, CRP e Feijó Lopes Advogados, aconteceu nesta quarta-feira, 9, em Porto Alegre. A iniciativa reuniu mais de 100 empreendedores da Região Sul do país em um diálogo aberto sobre como os empresários podem potencializar seus negócios. Para isso, o evento trouxe discussões diversas e através da experiência de gestores de venture capital, respondeu uma das principais dúvidas dos empreendedores: o que o investidor quer ver em um plano de negócio?

Na parte da manhã, o conselheiro deliberativo da ABVCAP e sócio superintendente da CRP, Companhia de Participações, Clovis Meurer, moderou um bate-papo com os empreendedores Marcelo Lacerda, sócio-criador das empresas Nutec e Zaz, e José Renato Hopf, fundador da 4all Tecnologia. Empresários de sucesso, Lacerda e Hopf contaram suas trajetórias e os fatores que os ajudaram a alcançar seus objetivos e prosperarem nos seus negócios.

Ângela Ximenes, superintendente executiva da ABVCAP participou da parte da tarde no painel “Como Funciona a Indústria de Private Equity e Venture Capital” e falou sobre as ações da Associação no fomento ao desenvolvimento de empresas brasileiras. “A ABVCAP tem realizado capacitações em diversas cidades do Brasil junto a polos de inovação. É um trabalho intenso de sensibilização de empresários e agentes da indústria como fundos de VC, gestores de parques tecnológicos e aceleradoras. Acreditamos que, integrando a indústria levamos a essas empresas mais oportunidades, para que identifiquem o investidor adequado ao estágio de seu negócio”, explicou Ângela.

A superintendente também reforçou o trabalho da Associação com o Venture Forum, que tem apoio do BID e parceria institucional do BID/Fumin. Trata-se de um programa de seleção e capacitação de empresários que culmina na apresentação de seus projetos e planos de negócios a investidores estratégicos e qualificados da indústria de capital empreendedor: “Os resultados do programa são expressivos. Em 20 fóruns realizados, já temos 19 empresas que receberam investimentos, 42 acordos de confidencialidade e 64 empresas em negociação”. Destacou também que a Região Sul tem participação relevante nesse resultado.

Ainda durante sua apresentação, Ângela explicou que a principal dúvida dos empresários é sobre como identificar um fundo quando desejam um sócio para capitalizar suas empresas. Nesse sentido, a superintendente sublinhou que é importante que o empreendedor conheça a tese de investimento dos fundos. “Não adianta procurar investimento com um fundo de private equity, se sua empresa ainda está em estágio inicial. Existem fundos dedicados a empresas em early stage”, concluiu Ângela.

Outras atividades também fizeram parte da programação do Millenium, como a apresentação do Startup Journey, por Rafael Trombetta e Ricardo Fernandes do Google Business Group, e uma sessão de negócios com apresentação de Pitchings de empresários da Região Sul.

O Millenium também contou com outros debates.  Israel Mendes, da Aquiris Game Experience; Rafael Madk, do Grupo RPH; Alexandre Trevisan, do uMov.me compartilharam suas experiências na negociação com fundos de venture capital, revelando as dificuldades e vantagens dessa trajetória. O painel teve mediação da sócia da CRP Gabriela van der Linden. Lúcio Feijó, sócio do Feijó Lopes Advogados, destacou os aspectos legais que devem ser observados num  processo de negociação com um investidor.

Para fechar o Millenium Experience, Gustavo Piccinini (fundo Criatec III), Cristiane Mendes (WOW Aceleradora) e Mark Woodhead (Anjos do Brasil) falaram do ponto de vista do investidor, desmistificando as causas das recusas e aceites de negócios inovadores ou não.

O Millenium Experience contou com a parceria institucional do BID/Fumin, PUCRS, TecnoPuc e Raiar; apoio institucional da CarobHouse, KPMG , NetcheckIn e organização da GBG e Liquidbook.