Grandes empresas falam de integração do ecossistema para deslanchar Corporate Ventures no País Adicionado em 27/10/2016

SÃO PAULO, 27 DE OUTUBRO 2016 - Composto por Bruno Bragazza, diretor de inovação da Bosch; José Claudio Terra, diretor de inovação do Hospital Albert Einstein; Peter Seiffert, head de corporate VC na Embraer e Renato Valente, country manager do Telefónica Open Future, o painel “Atraindo grandes corporações para Venture Capital” discutiu como as chamadas Corporate Ventures podem contribuir para o desenvolvimento do ecossistema do capital empreendedor no Brasil.

Moderado por Rodrigo Menezes, coordenador do Comitê de Empreendedorismo, Inovação e Venture Capital da ABVCAP e sócio do Derraik & Menezes Advogados, o painel deixou clara a necessidade de integração dos agentes da indústria de VC. Bragazza, da Bosch, que assumiu a área de inovação da empresa, explicou que a companhia fatura hoje 70 bilhões de euros e que está investindo em áreas de inovação nos Estados Unidos, Europa, Israel e China. Bragazza, no entanto relatou que por enquanto a América Latina está fora desse radar.

“Ainda temos dificuldade de fazer open innovation no Brasil. O contrato de serviço tecnológico é muito fechado. Por outro lado definimos uma plataforma de inovação corporativa para apostar em negócios que tenham esses quatro pilares: segurança, educação, agronegócio e saúde”.

Sobre o setor de saúde, o diretor de inovação do Hospital Albert Einstein, Terra acrescentou que “é um setor que tem se discutido muito novas oportunidades devido às empresas que estão surgindo em e-health e Biotecnologia”. Segundo ele, o país vive um momento de aproximação do ecossistema de startups e que o hospital já tem 11 acordos nesse sentido.

Para Valente, gerente do programa Telefónica Open Future, que tem 200 milhões de euros de capacidade de investimento, “o papel dos VCs nesse momento é muito de educar as grandes corporações para o que é o ecossistema”. Seiffert, da Embraer, completou: “precisamos sensibilizar para reduzir o gap na indústria de VC”.