Gestores de Venture Capital compartilham suas experiências na captação de recursos Adicionado em 27/10/2016

SÃO PAULO, 27 DE OUTUBRO, 2016 – A 3ª Conferência Brasileira de Venture Capital, promovida pela ABVCAP e Apex-Brasil nesta quinta-feira, 27, trouxe um debate sobre os desafios na captação de recursos no Brasil e no exterior. Moderado pela coordenadora do Comitê de Investidores Institucionais da ABVCAP, Patrícia Freitas, o painel contou com a participação dos fundos: Vox Capital, Astella, Performa e DGF Investimentos.

Humberto Matsuda, conselheiro ABVCAP e sócio da Performa Investimentos, relatou que na gestora a captação se dá através de Family offices — segundo ele, o empreendedor que gerou a fortuna ainda está bastante ativo — fundos de fundos e Investidores Institucionais mais focados na cadeia de Venture Capital. “A melhor dica para quem está começando a estruturar um fundo é criar um relacionamento com empresas que fazem seed money. Existem instituições que podem ajudar um gestor a constituir um novo veículo”, conclui.

A Vox Capital funciona de uma maneira semelhante na captação. De acordo com Daniel Izzo, sócio e cofundador da gestora, a base de investidores da Vox é composta basicamente por empreendedores. “Contamos com dois tipos de contribuição: do investidor institucional, que ajuda mais na coordenação e na governança do fundo e de um grupo composto por Family Offices”.

Já na DGF, segundo o sócio Patrick Arippol, o primeiro fundo é captado com investidores nacionais, só depois a gestora busca captar fora do país.
Patrícia Freitas concluiu o debate explicando que do ponto de vista do Investidor Institucional é necessário “conhecer o gestor e saber qual a tese de investimento do fundo que vou trabalhar por cerca de 10 anos”.

A 3ª Conferência Brasileira de Venture Capital teve patrocínio do BNDES, KPMG, Derraik e Menezes Advogados, Grant Thornton, Desenvolve São Paulo, além da parceria institucional do BID/Fumin.