Esqueceu sua senha?

Notícias do Setor

EXCLUSIVO-BC estuda regulação para fintechs de crédito este ano, diz diretor Adicionado em 16/05/2017
 
Segundo o diretor, uma regulação abrangeria desde fintechs que se associam a bancos para a oferta de financiamentos, como as que originam e securitizam crédito com participação de investidores institucionais e as que fazem o chamado "peer to peer", unindo tomadores em busca de empréstimos a investidores dispostos a financiá-los, sem intermediação de bancos.

BANCOS ESTRANGEIROS

O diretor afirmou ainda que o BC busca melhorar o caminho para que bancos estrangeiros possam atuar no país e aumentar a densidade do sistema financeiro nacional.

"Hoje, instituição estrangeira que queira entrar ou aumentar participação no sistema financeiro tem um processo que demanda autorização do presidente (da República). A ideia é que isso seja transferido para o Banco Central. Então é só eliminar uma etapa desse processo", disse Damaso.

O diretor, no entanto, não deu mais detalhes sobre o que estaria sendo preparado para mudar essas regras.

Atualmente, o BC é o responsável por analisar e referendar a entrada de instituições estrangeiras interessadas em operar no Brasil. Mas não pode concluir o processo sem que seja editado um decreto presidencial que reconheça o pedido como de interesse do governo brasileiro, como exigido pela Constituição.

Em 2016, os quatro maiores bancos do país -- Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Caixa Econômica Federal e Bradesco -- tinham 72,7 por cento dos ativos das instituições financeiras comerciais após a compra do HSBC pelo Bradesco. A aquisição do varejo do Citibank pelo Itaú está em análise pelo BC.

Fonte: Reuters


Comentários


Mapa do Site | Links Úteis | FAQ | Contato | Localização
ABVCAP RJ: Av. Nilo Peçanha nº 50 sala 2901 - Centro - Rio de Janeiro - 20020-906 | Telefone: 55-21-3970-2432
ABVCAP SP: R. São Bento, 470, 10º andar, ímpar - Centro - São Paulo - 01010-001 | Telefone +55 11 3106-5025