Monashees e XP investem em fintech de crédito Adicionado em 05/09/2018

O fundo de venture capital Monashees e a XP estão acertando os últimos detalhes para fazer um investimento série A na fintech Rebel, fundada pelos empreendedores André Botelho Bastos, Daniel Shteyn e Rafael Pereira.

O valor do aporte não foi revelado, mas a Rebel já recebeu, incluindo esse novo investimento, mais de R$ 20 milhões. A Monashees foi o primeiro investidor da fintech, participando de uma rodada de “seed money” no ano passado.

Além da Monashees, que lidera o aporte, e da XP, outros dois investidores estão também apostando na Rebel: a J. Malucelli e a Point Break Capital.

A Rebel é uma fintech que quer fornecer crédito para a classe média, usando informações do perfil do tomador para reduzir as taxas de juros. “Queremos usar tecnologia e dados para reduzir os juros”, afirma Rafael Pereira, CEO da fintech.

Para conseguir o crédito, o cliente terá de preencher um formulário e dar acesso às contas bancárias para que uma análise seja feita. Com base nessas informações, o dinheiro será liberado e a taxa de juro definida. A fintech informa que trabalha com taxas mensais de 2,9% (40,92% ao ano) a 9,9% (210,44%).

No site do Banco Central, em agosto, era possível encontrar instituições que forneciam crédito pessoal não consignado por taxas que variavam de 1,26% ao mês (16,25%), caso do banco Ourinvest, até 27,03% ao mês (1.655,55% ao ano), como a JBCred.

A operação da Rebel está dando os primeiros passos. Neste um ano, o foco dos empreendedores foi desenvolver a parte tecnológica. Até o momento, alguns milhões de reais foram emprestados. Nos próximos 12 meses, a meta é emprestar R$ 50 milhões.

Fonte: Istoé Dinheiro