[Congresso ABVCAP 2019] Abertura - Piero Minardi Adicionado em 23/05/2019

Durante a abertura da 17ª edição do congresso anual da ABVCAP, o presidente da entidade, Piero Minardi, ressaltou a importância dos fundos de private equity e venture capital para a sociedade e para o mercado de capitais do país.

“Estamos falando de uma capital que cria emprego e formaliza muitas empresas e empreendedores que querem ser competitivos”, disse.
Em seu discurso, Minardi enfatizou o amadurecimento da indústria de private equity no Brasil e sua contribuição para modernização da infraestrutura e inovação tecnológica do país ao criar acesso ao capital de longo prazo.

Em um cenário de queda de juros e de discussão de reforma da Previdência, o presidente da ABVCAP comentou que os fundos private equity e venture capital no país têm um bom histórico de retorno e, portanto, formam uma classe de ativos alternativa para que os  fundos de pensão possam financiar as aposentadorias de seus contribuintes.

Minardi, que também é sócio-diretor da Warburg Pincus do Brasil, fez uma enfática defesa da necessidade de segurança jurídica para consolidar esses avanços e garantir que o país continue atraindo o capital de longo prazo. “Vemos que o investidor tem interesse em colocar os recursos no Brasil, mas se assusta com a irracionalidade toda que tomou conta do Fisco. Estamos vivendo uma situação de retrocesso inesperado e injustificável por conta de uma má interpretação de uma situação tributária”, afirmou.

A ABVCAP juntamente com a B3, Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e Febraban (Federação Brasileira de Bancos) tem mantido diálogo com o Ministério da Economia na busca de uma solução definitiva para a insegurança jurídica em decorrência da mudança de entendimento de regras vigentes, informou.