[Congresso ABVCAP 2019 - Sessão 4] Empresas em ascensão – futuros unicórnios? Adicionado em 23/05/2019

Juliana Tubino (CRO, Resultados Digitais)
Sergio Furio (Fundador e CEO, Creditas)
Tomás Petti Martins (CEO, Tembici)
Moderador: João Cardoso Rabelo (Sócio, Financial Advisory, Deloitte)

Os desafios enfrentados e estratégias adotadas por startups de alto crescimento foram o tema do painel. Em comum, os três participantes relataram a dificuldade de obtenção de crédito em uma época na qual pouco se falava de fintechs e comentaram a importância da obstinação dos fundadores e da liderança das empresas para o sucesso.

Segundo Juliana Tubo, CRO da Resultados Digitais, quando a companhia foi criada, explicar para pequenas empresas como funcionava o marketing digital era um importante desafio. A partir daí a companhia percebeu que poderia oferecer um serviço diferenciado se conseguisse simplificar os conceitos e fizesse ações para promover a atualização de clientes e potenciais clientes.

No caso da Creditas, empresa que oferece crédito online, o acerto foi a aposta no mercado de fintechs, com uma solução que torna as operações financeiras mais eficientes e, consequentemente, mais baratas, apontou o fundador e CEO, Sergio Furio.  “Eu diria que o segredo é focar em mercados grandes e em segmento inexplorados com foco na experiência do usuário”, disse.  Ao comentar IPOs de startups, o empreendedor disse que muitas vezes há necessidade de postergar a abertura de capital até o momento em que a empresa apresente taxas de crescimento mais estáveis, que possam ser compreendidas pelos investidores. “Continuamos crescendo 4 vezes por ano, empresas abertas nunca crescem a essa velocidade”, concluiu.

Já para o CEO da Tembici, Petti Martins, o mais importante é encontrar ineficiências em mercados ou necessidades que não são atendidas, o que tem um componente de regionalização bastante forte. No Brasil, por exemplo, o segmento de bicicletas compartilhadas, em que a empresa atua, se beneficia das dificuldades de mobilidade urbana, que fazem o serviço ser utilizado diversas vezes ao dia. “Se eu converso com nossos pares, na França, por exemplo, eles não conseguem entender o modelo daqui.”