[Congresso ABVCAP 2019 - Keynote] Salim Mattar, secretário Especial de Desestatização e Desinvestimento, Ministério da Economia Adicionado em 24/05/2019

Durante o encerramento do Congresso ABVCAP 2019, o secretário Especial de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, apresentou um mapeamento das estatais federais que devem ser vendidas à iniciativa privada.

Segundo levantamento da secretaria, 134 estatais federais serão privatizadas e 740 imóveis de propriedade do governo serão vendidos. O objetivo é reduzir a dívida pública e ampliar a competitividade da economia.

“Não tem como o governo fazer bem uma coisa que não é de sua habilidade. Por isso, as nossas estatais, por mais lucrativas que sejam, não são eficientes”, afirmou Mattar, que enfatizou que Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES não serão privatizados.

Especificamente sobre os bancos estatais, Mattar falou que o governo não acredita que o mercado de crédito deve ficar nas mãos do setor público e que desalavancar o BNDES e direcionar os recursos do banco de fomento e da Caixa para políticas definidas pelo governo estão entre os objetivos. Ele ressaltou que não haverá interferência no Banco do Brasil.

Mattar também mostrou preocupação com a situação financeira dos estados e disse que o governo federal tem que ajudar na reestruturação, tendo como contrapartida a venda das estatais estaduais, que, segundo ele, são cerca de 300 somando as empresas controladas por todos os estados.

Mattar defendeu que o estado brasileiro se concentre em garantir serviços como segurança pública, saúde e educação. “O governo não tem tempo nem dinheiro para cuidar das pessoas porque está administrando banco, seguradora, administradora de cartão. Por isso temos que vender as estatais”, afirmou.

O secretário relembrou o compromisso do governo em não aumentar impostos nem ampliar o número de funcionários públicos, que hoje é de 800 mil.