INSIGHTS | 3° Dia ABVCAP Experience Adicionado em 30/11/2021

KEYNOTE | MOVIMENTOS E TENDÊNCIAS GLOBAIS NO PÓS-PANDEMIA O QUE ESPERAR?

André Barrence, Head do Google for Startups Latin America at Google, destacou detalhes de levantamentos realizados pelo Google sobre a “nova realidade” pós-pandemia. Barrence apontou como os espaços sociais foram utilizados durante a pandemia e o seu retorno à normalidade. Bancos, serviços de educação e cinemas tiveram uma tendência de permanência consistente no mundo digital, em consequência disso, a procura por cursos de informática aumentou 462% e a busca por trabalhos flexíveis cresceu 47%. Nesse novo universo digital, houve uma erosão da fidelidade às marcas devido à facilidade de comparação no online. O uso do PIX cresceu muito desde nov2020 e os aplicativos de compra internacional aumentaram 73% em 2021.

DEMODAY TOP 5 | EMPRESAS DE TI DO ESPÍRITO SANTO

ABVCAP selecionou empresas de tecnologia do Espírito Santo, que participaram de um curso de formação para captação, para contarem um pouco sobre a capacitação que a associação proporcionou. Tiago Comerio, apresentou a plataforma Meu Dinheiro, que já está negociando um aporte financeiro com um banco. Reinaldo Ruela, contou um pouco sobre a Openport, que é voltada para logística de portos. Marcello Siqueira, falou sobre a Vixteam, voltada para uso de tecnologia em serviços de auditoria. Rober Marcone Rosi, compartilhou detalhes sobre a Wize que faz digitalização e automatização da gestão de resíduos. Rubens Carlos Cortes, apresentou a Zaruc solução de telemetria voltada para venda de Hardware e Software.

PAINEL | PERFORMANCE DOS DEALS DE PRIVATE EQUITY E VENTURE CAPITAL

Andrea Minardi, Professora do Insper e Diretora da Sociedade Brasileira de Finanças, apresentou pesquisa sobre a performance dos acordos de Private Equity e Venture Capital desde 1984 no Brasil. A amostra mostrou que o segmento de tecnologia vem ganhando muita representatividade desde o ano de 2005. Segundo a pesquisa, embora o IPO tenha sido a rota de saída de maior sucesso (12% de tecnologia e 16% de não tecnologia) para empresas não tecnológica, a venda para outro fundo resultado muito significante, com MOIC (Múltiplo do Capital Investido (em inglês Multiple of Invested Capital) médio de 27x.

Sidney Chameh, Sócio-fundador do DGF Investimentos, atual Conselheiro Consultivo e ex-presidente da ABVCAP, destacou que os investimentos de venture capital conseguiram multiplicar por até 455 vezes o capital investido. O MOIC máximo obtido por esse segmento em 2018 era de 60 vezes. Na média geral, o múltiplo passou de 2,3x para 6,3x agora, em dólares. Os outliers respondiam por apenas 3% das transações de saída há três anos e, agora, respondem por 8% - um crescimento considerável, ainda que num percentual bem restrito.

Rafael Bassani, Partner da Spectra Investments, disse que os IPOs de Venture Capital são algo muito novo e o mercado está curioso pra ver como vão ser esses ciclos de saída no futuro. Ele deu como exemplo o Nubank que anunciou abertura de capital recentemente. O executivo também destacou a carência de talentos e de mão de obra na área de tecnologia, bem como a dificuldade de internacionalização e nacionalização de equipes no Brasil.

PAINEL 7 | A CONTRIBUIÇÃO DE PE&VC PARA EMPRESAS MAIS DIVERSAS

Marina Procknor, Sócia do Mattos Filho e Conselheira ABVCAP, foi a moderadora da conversa. Olivia Ferreira, Co-chair do 30% club e CEO da Enlight, apontou que das 70 empresas que fizeram IPO nos últimos 2 anos, cerca de 40% tinham cargos femininos no conselho. Segundo ela, a inclusão de mulheres na liderança corporativa tem que começar desde a fundamentação da tese de investimento. É necessário profissionalizar melhor e com mais planejamento a escolha das cadeiras da liderança, valorizando a diversidade.

Laura Trapp, Sócia-diretora KPMG no Brasil, destacou a atuação da WXD que fomenta a importância da participação de mulheres em Conselhos de administração, com 300 mulheres associadas no Brasil.

Danielle Pimenta, do Pátria Investimentos, apontou que as mulheres já estão em 30% das contratações, mas a meta é chegar aos 50%. Ela lembrou que quando falamos de diversidade, precisamos lembrar que não estamos falando só de homens e mulheres. Segundo a executiva, temos que superar as questões binárias e aproveitar que há mais espaço e tranquilidade para falar sobre o assunto.

Frances Fukuda, Diretora na Warburg Pincus, comentou sobre a importância de ter a base do funil de recrutamento e seleção mais diversa. Segundo ela, a maior representatividade no topo da pirâmide, depende de ações na base desde o começo das carreiras. Na disputa que está acontecendo por talentos digitais, os candidatos selecionam onde querem trabalhar. As iniciativas que geraram mais resultados foram aquelas que foram mais genuínas.

KEYNOTE | INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA EM DESTAQUE: AS PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES DOS INVESTIDORES PARA NÃO FICAR FORA DESTE MERCADO

Paul Zimmerman, Managing Director da Amazon Web Services, destacou que negócios envolvendo empresas de tecnologia estão para atingir pela primeira vez USD 1 trilhão para empresas de PE. Ele também informou que a média de idade dos unicórnios caiu de 12 anos para 6 anos.

Fonte: abvcap