[Congresso ABVCAP 2019 - Sessão 5] Mercado em Foco – números, tendências e retornos de PE&VC no Brasil Adicionado em 23/05/2019

Andrea Minardi (Professora, Insper)
Leonardo Resende (Gerente de IPOs, Novas Listagens e Mercado de Capitais, B3)
Marco André Almeida (Sócio, KPMG Brasil)
Moderador: Bruno Zaremba (Head da equipe de Private Equity, Vinci Partners e Conselheiro, ABVCAP)

A captação dos fundos de private equity e venture capital para investimento em empresas brasileiras alcançou R$ 13,6 bilhões em 2018, aumento de 161% em relação a 2017. Foi o que mostrou o “Panorama da Indústria Brasileira de Private Equity, Seed e Venture Capital (PE&VC)”, estudo realizado anualmente pela ABVCAP em parceria com a KPMG e apresentado por Marco André Almeida, sócio da consultoria.

Com o crescimento na captação, os fundos reunidos na ABVCAP tinham, no fim do ano passado, R$ 39,3 bilhões disponíveis para novos investimentos no mercado brasileiro, número 28% maior que em dezembro de 2017. O capital comprometido com o Brasil atingiu R$ 170,3 bilhões. O valor, maior da série histórica calculada desde 2011, inclui as aquisições já feitas no país e os recursos disponíveis para novos aportes.

Os desinvestimentos totalizaram R$ 13,7 bilhões, número 37% maior que em 2017, o que evidenciou a retomada da atividade do mercado de capitais e de operações de fusões e aquisições. Leonardo Resende, da B3, revelou que 63% dos IPOs desde 2009 tiveram origem em desinvestimentos da indústria de private equity. “A presença de um fundo na empresa no momento de um IPO e a negociação parcial das participações traz uma sensação positiva ao investidor, de que todos estão no mesmo barco”. Segundo ele, a saída dos fundos de private equity foi parcial em 76% das ofertas iniciais do período.

Para Andrea Minardi, do Insper, os melhores fundos de private equity em atuação no Brasil tiveram uma média de retorno superior a 28,9% ao ano. A pesquisadora ressaltou que, embora os investimentos no país entreguem um prêmio adequado, há considerável diferença entre os resultados de diferentes fundos da indústria devido à alta volatilidade. “Quem investe no Brasil tem que saber que existe essa volatilidade”, acrescentou.