Assinado o Memorando de Entendimento do RNAII Adicionado em 27/06/2019

A ABVCAP e demais representantes das entidades Abipti, ABStartups, Anjos do Brasil, ANPEI e Anprotec estiveram presentes ontem, dia 26 de junho, no auditório do CUBO, em São Paulo, para a Cerimônia de Assinatura do Memorando de Entendimento da Rede Nacional de Associações de Inovação e Investimentos (RNAII).

O memorado servirá como uma ponte entre os associados das entidades, sejam eles empresas, organizações públicas e privadas, universidades e outras instituições. Eles serão beneficiados, podendo atuar em conjunto com novos parceiros e em mentoria para promover estudos, pesquisas e negócios com foco em inovação nas diversas áreas de pesquisa e desenvolvimento.

O presidente da Anprotec, José Aranha destacou a importância do acordo para o desenvolvimento da inovação no país. “As tecnologias estão criando sistemas cada vez mais complexos, nesse sentido cria-se uma grande dificuldade na sociedade: a de trabalhar em rede. É justamente esse o objetivo da RNAII, fazer com que as pessoas trabalhem colaborativamente para alcançar objetivos em comum. É esse o nosso grande desafio“.

Para a diretora executiva da Abipti, Flaudemira Paula, o acordo é resultado de uma parceria antiga entre as instituições, e que agora aumenta seu espectro para agregar ainda mais à inovação. “Para nós da Abipti, esse esforço vem fortalecer um trabalho que se iniciou há mais de 12 anos com a formação da tríplice aliança, composta pela Abipti, Anprotec e Anpei. Agora esse ambiente é fortalecido com a entrada de novas entidades, trazendo um reforço ainda maior para a comunidade de Ciência, Tecnologia e Inovação, governo, empresas e institutos, englobando todo o ecossistema“.

Sobre a RNAII

A RNAII é uma iniciativa inédita de colaboração das grandes entidades fomentadoras do empreendedorismo inovador, em prol de todo o ecossistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação. É composta pela Abipti (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação); ABstartup (Associação Brasileira de Startups); Abvcap (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital); Anjos do Brasil; Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras); Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e pelo Fortec (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia).

Juntas, essas associações representam mais de mais de 150 instituições de pesquisa, 300 gestores de núcleos de inovação, 370 ambientes de inovação (incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos), 120 investidores de venture capital, 5000 startups, 7000 investidores anjos, e 200 empresas inovadoras de grande e médio porte, na colaboração e fortalecimento de ações, públicas e privadas, focadas na transformação do conhecimento em riqueza.