Dona da Quicksilver compra a Billabong por US$ 155 milhões Adicionado em 08/01/2018

A empresa de private equity dos EUA aposta agora na redução de custos ena recuperação da confiança do consumidor nas compras do meio do Verão no hemisfério Norte para ajudar a recuperar as vendas

A Oaktree Capital Management LP, dona da marca de roupas Quicksilver vai comprar a Billabong por US$ 155 milhões. A companhia, que atua no segmento de moda praia, concordou com a venda do restante de sua participação para a Oaktree, que já era o principal acionista e credor da Billabong.

A Oaktree, juntamente com a Capital Management LP, resgatou o Billabong em 2013 com um acordo de refinanciamento. A empresa de dos EUA aposta agora na redução de custos ena recuperação da confiança do consumidor nas compras do meio do Verão no hemisfério Norte para ajudar a recuperar as vendas da Billanbong, que passa por dificuldades. A compra vai permitir que a Oaktree traga marcas como RVCA, Element e Von Zipper para um portfólio que já inclui Quicksilver, Roxy e DC Shoes.

Negócio. A Oaktree já detém 19% da Billabong e fez a oferta de aquisição por meio de seu negócio de roupas esportivas controlada pela Boardriders Inc, anteriormente conhecida como Quicksilver.

"É uma perspectiva de varejo difícil, mas provavelmente é o momento perfeito para (...) reduzir custos, fazer marketing e se os consumidores começarem a gastar, observar (a situação do) estoque", avaliou o estrategista de portfólio de mercado da Blue Ocean Equities, Mathan Somasundaram.

A empresa registrou uma perda pós-impostos de US$ 77,1 milhões no ano passado diante do crescimento estagnado dos salários e da forte concorrência de varejistas de "", como H&M e fornecedores on-line.

O presidente do Billabong, Ian Pollard, disse em um comunicado que, embora Billabong tenha feito progressos nos últimos anos, enfrentou "riscos e incertezas contínuas". A empresa da Gold Coast devia à Oaktree e à Centrebridge US$ 172,2 milhões em 30 de junho, de acordo com o relatório anual da empresa.

Preço. O preço da oferta de US$$ 1 por ação representa um prêmio de 4,2% ao preço de fechamento da Billabong na quinta-feira, 4, e um prêmio de 28,2% ao preço das ações antes da oferta ter sido anunciada em 1º de dezembro de 2017.

Os diretores de Billabong recomendaram por unanimidade que a oferta e as ações subiram 2,86% para negociar em A $ 0,99 no comércio da tarde, sugerindo que os comerciantes acreditam que o acordo receberá apoio aos acionistas.

A Boardriders, que é controlada em aproximadamente 85% pela Oaktree, disse que a compra complementaria as marcas existentes, permite parcerias "mais profundas" com fornecedores e redução de custos.

A compra está sujeita à aprovação dos acionistas e reguladores. A Boardriders espera que ele seja concluído no primeiro semestre de 2018 e disse que a entidade combinada será liderada pelo diretor-gerente da Dave Oakley, Dave Tanner./COM REUTERS

Fonte: Estadão