Venture Capital | 500 Startups: aceleradora do Vale completa uma década e fala de planos no Brasil Adicionado em 28/09/2020

A 500 Startups completou neste mês 10 anos de atuação -- boa parte deles aportando no ecossistema nascente da startups brasileiras. A aceleradora e fundo de investimentos do Vale do Silício (Estados Unidos) foi considerada o fundo mais ativo do mundo em número de rodadas pela base de dados Pitchbook.

A 500 Startups tem mais de 2,4 mil empreendimentos em seu portfólio. 18 deles são unicórnios, como Canva e Grab. São startups de mais de 75 países, que receberam US$ 600 milhões em investimentos da instituição. A 500 começou a aportar em startups brasileiras há cerca de sete anos. Existem 44 empreendimentos brasileiros na lista, como Conta Azul, Descomplica, Quero Educação, IDWall, Ingresse, Magnetis, Pipefy, Quero Educação e VivaReal. Foram US$ 7,5 milhões investidos nas startups daqui. Esses negócios receberam mais US$ 330 milhões em follow on (rodadas que vieram depois da aposta da 500 Startups).

Flavio Dias se tornou sócio brasileiro da aceleradora do Vale no começo deste ano -- e afirmou a Pequenas Empresas & Grandes Negócios que a aposta no país continua com força. A 500 Startups está captando um fundo específico para o Brasil, ainda sem valor total definido.

Dias tem 20 anos de carreira no comércio eletrônico, acompanhado a evolução do varejo digital no Brasil. Passou por empresas como Phillips, Magazine Luiza, Walmart, Banco Original, Cnova/Grupo Pão de Açúcar e finalmente Via Varejo, onde foi CEO até o fim de 2018. Depois, Dias foi de executivo a investidor anjo em startups de comércio e tecnologia. Até agora, já realizou 11 aportes na pessoa física. Um desses investimentos foi compartilhado entre Dias e a 500 Startups antes mesmo de o executivo virar sócio na aceleradora americana: o marketplace para pequenos varejistas Olist.

"Buscamos levar o empreendedor brasileiro para o mundo e aumentar sua chance de sucesso com nossa plataforma de ativos", afirma Dias. A 500 Startups escreve o primeiro cheque dos empreendedores, no estágio pré-seed. Também associa seu programa de aceleração, que envolve mentorias e encontros com empreendedores no portfólio da aceleradora. Sua tese é encontrar empreendedoras fora da curva, que executam ideias que resolvam problemas em grandes mercados.

Flávio Dias, novo sócio da 500 Startups (Foto: 500 Startups/Divulgação)

A pandemia mudou pouco os planos da aceleradora. "Atuamos muito no início das empresas. Então, a gente entendeu que esse período de pandemia abriu uma janela maior de oportunidade de investimento, justo quando outros fundos tiraram o pé", diz Dias. As transformações vieram no curto prazo, evitando segmentos afetados pela pandemia. "Não fazia sentido apostar em empresas que demandam aglomeração, como eventos e viagens. Deixamos as conversas para o futuro. Por outro lado, empresas relacionadas a e-commerce, fintech, logística, saúde atuam em segmentos que aqueceram muito e decidimos acelerar nossas apostas."

Nos últimos dez anos, Dias afirma que o ecossistema de startups foi de inexistente para maduro. Empreendedores estrangeiros chegavam ao país para empreender e tinham dificuldade em encontrar funcionários e investidores. De lá para cá, os empreendedores de qualidade se multiplicaram -- vindos de grandes empresas brasileiras e inclusive de outras startups nacionais. Esses criadores encontrar mais apoio de anjos, fundos de venture capital e corporações.

Os novos aportes da 500 Startups darão atenção especial a empreendedores em estados brasileiros que recebem menos atenção de capitalistas de risco -- uma lacuna no ecossistema de empreendedorismo nacional. "Não nos restringimos necessariamente no eixo Rio de Janeiro-São Paulo: podemos achar empreendedores qualificados em outras regiões. Ainda vejo pouco suporte fora dos grandes centros, especialmente no early stage. Queremos preencher essas lacunas", diz o sócio brasileiro.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios