
Não. Para se associar, a instituição precisa ter atuação comprovada no setor de ativos alternativos, incluídos venture capital e private equity, real estate, infraestrutura, special situations, dentre outros, além de preencher os requisitos estatutários e obter duas recomendações de associados gestores da ABVCAP.
Veja em Membros/Torne-se um Membro o passo a passo a ser seguido para submeter seu processo de adesão.
Todas as informações sobre o processo de adesão à ABVCAP encontram-se no menu Membros/Torne-se um Membro. O maior benefício é, sem dúvida, ter uma associação forte, com stakeholders relevantes, que represente a indústria e seja reconhecida por autoridades, reguladores, autorreguladores, com todos os poderes como o porta-voz das demandas de seus representados. Isso possibilita a obtenção de políticas públicas favoráveis ao ecossistema, um marco legal adequado e segurança jurídica para os investimentos de longo prazo. Há, porém, diversos outros benefícios, como participação em comitês, painéis de eventos promovidos pela ABVCAP, exposição institucional no Diretório de Membros, descontos substanciais em eventos, dentre outros, que estão relacionadas na área Torne-se um Membro deste site.
A ABVCAP é uma instituição sem fins lucrativos, voltada ao desenvolvimento, estímulo e propagação de investimentos de longo prazo no setor real da economia brasileira, a partir de veículos de investimento e capitalização de empresas e projetos empresariais e de infraestrutura no Brasil.
A Associação defende os interesses dos integrantes da indústria junto a instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, em busca de políticas públicas cada vez mais favoráveis ao fomento desses investimentos no País. Esse trabalhado é feito em colaboração com os reguladores e através de parcerias estratégicas e alinhamento com as políticas públicas de fomento à inovação, ciência e tecnologia e à política de desenvolvimento produtivo nacional.
No campo do fomento, a ABVCAP realiza atividades de treinamento, workshops, eventos de divulgação, networking e esclarecimento sobre a cultura do capital empreendedor e sobre o funcionamento da indústria de ativos alternativos, junto a investidores estratégicos, parques tecnológicos, incubadoras, universidades e outros pólos de empreendedorismo. Trabalha também na promoção de networking qualificado, buscando conectar investidores, gestores e empreendedores para potencializar investimentos.
Por outro lado, a ABVCAP trabalha intensamente para atrair capitais de novos investidores, nacionais e internacionais, realizando roadshows, rodadas de negócios e fund showcases.
Em primeiro lugar, é preciso entender adequadamente como funcionam os fundos de participações. O investimento realizado por esses fundos não é uma operação de crédito, mas sim o aporte de recursos em troca de uma participação societária nas empresas. Não há exigência de contrapartida financeira do empreendedor, como cartas de fiança, laudos de investimento ou seguros.
Até que se concretize o investimento em uma empresa, existe um processo de seleção e avaliação por uma equipe qualificada de analistas dos fundos, due diligence, avaliação de ativos e precificação do investimento (valuation), acordos de acionistas, ou seja um trabalho profissional de análise da oportunidade do negócio. Os fundos buscam empresas com alto potencial de crescimento, características inovadoras, uma equipe empresarial competente, que tenha um plano de crescimento fundamentado e se relacione com transparência na negociação com os investidores. Tudo isso, num mercado com boas perspectivas de desenvolvimento.
Portanto, para passar por todo o processo de seleção e avaliação é preciso que o empresário tenha um negócio legalizado, processos documentados, balanços e contabilidade em dia, e um plano de crescimento, com definição clara de suas necessidades de recursos, para atingir um novo patamar de crescimento, assim como a destinação e a quantificação de onde serão aplicados os recursos aportados pelo investidor.
Acesse os guias básicos da ABVCAP para melhor entender o processo e não deixe de estar bem assessorado em qualquer processo de negociação.
Guias ABVCAP
O que é VC?
Documentos legais
Due diligence
Quanto vale o seu negócio?
Há inúmeras seleções de empresas ou editais voltados para determinados setores ou estágios, desafios, concursos ou fóruns de investimento. Estando o empresário preparado, esses fóruns são uma excelente oportunidade, pois reúnem diversos investidores em busca de boas oportunidades.
Caso o empresário prefira ir buscar diretamente um fundo para apresentar seu negócio, será importante estar bem-informado sobre o perfil do fundo. Cada fundo tem uma tese de investimento. Há aqueles que só investem em setores específicos, em empresas com patamares de faturamento pré-estabelecidos e em estágios determinados. Um bom caminho é buscar informações sobre o perfil do fundo, seja por meio das notícias divulgadas na mídia, seja no diretório de membros da ABVCAP. Além disso, acompanhe as notícias e veja também quais fundos estão em fase de investimento. De nada adiantar procurar um fundo que esteja na fase de desinvestimento de sua carteira.
É muito importante ficar atento a promessas de investimento fácil e garantido. O investimento realizado por fundos de private equity e venture capital tem um perfil seletivo e exigente. Se houver promessas de investimento garantido, desconfie, pesquise, peça referências de empresas que já foram investidas, verifique se estão sendo oferecidos serviços e custos paralelos e procure a ajuda de um advogado antes de assinar qualquer documento. Consulte ainda a Comissão de Valores Mobiliários https://www.gov.br/cvm/pt-br para verificar se a instituição é credenciada como gestora de valores naquela autarquia, que é o órgão regulador dos fundos de investimentos.
A ABVCAP realiza tradicionalmente três eventos por ano – a Conferência de Venture Capital, o Fórum de Investimentos Sustentáveis e o Congresso Anual.
Essas são as maiores oportunidades de networking para encontrar os investidores. Lembre-se, porém, que antes é necessário estar preparado e ter seu pitch deck pronto para atrair conversas subsequentes sobre o seu negócio.
Há também encontros e cafés da manhã temáticos, eventos de nossos parceiros, treinamentos da ABVCAP. Acompanhe nossa área de Eventos ou registre-se em nossa newsletter para estar sempre bem informado sobre essas oportunidades.
O setor tem configuração abrangente e é definido pela atividade de gestão de investimentos financeiros em empresas principalmente de capital fechado, em estágios típicos de sua trajetória.
O venture capital está relacionado a empreendimentos em fase inicial, o private equity está ligado a empresas mais maduras, em fase de reestruturação, consolidação e/ou expansão de seus negócios. A essência do investimento está em compartilhar os riscos do negócio, selando uma união de esforços entre gestores e investidores para agregar valor à empresa investida. Os investimentos podem ser direcionados para qualquer setor que tenha perspectiva de grande crescimento e rentabilidade ao longo prazo, de acordo com o foco de investimentos definido pelos investidores ou fundos.
Assista aos nossos vídeos.
O que é Private Equity?
O que é Venture Capital?
Na área de Conteúdos e Informações e de PE e VC no Brasil podem ser encontrados dados e atualizações sobre as atividades da indústria de investimentos de longo prazo, sejam investimentos, desinvestimentos, setores mais atrativos, retornos dos fundos, dentre outros. É importante ressaltar, porém, que a ABVCAP somente divulga dados consolidados do setor ou informações que tenham sido previamente tornadas públicas pelas próprias instituições, seja através da mídia, releases ou entrevistas.
Alguns estudos podem ser apresentados resumidamente, estando disponíveis na íntegra com exclusividade para os nossos associados.