
O segmento de VC&PE é fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil. Trata-se de um tipo de investimento privado que envolve a participação em empresas com alto potencial de crescimento e rentabilidade, através da aquisição de ações ou de outros valores mobiliários (debênture conversíveis, bônus de subscrição, entre outros), com o objetivo de obter ganhos expressivos de capital a médio e longo prazo.
Enquanto o venture capital está relacionado a empreendimentos em fase inicial, o private equity está ligado a empresas mais maduras, em fase de reestruturação, consolidação e/ou expansão de seus negócios. Através desses investimentos, as empresas passam a dispor de capital inteligente para financiar o seu crescimento, incentivando a profissionalização das empresas, com a criação de estruturas adequadas de governança corporativa, foco no crescimento e lucratividade, bem como na sustentabilidade futura do negócio.
A essência do investimento está em compartilhar os riscos do negócio, selando uma união de esforços entre gestores e investidores para agregar valor à empresa investida. Os investimentos podem ser direcionados para qualquer setor que tenha perspectiva de grande crescimento e rentabilidade ao longo prazo, de acordo com o foco de investimentos definido pelos investidores ou fundos.
Os fundos de participações, veículos utilizados para a maior parte desses investimentos, oferecem capital essencial para as empresas trilharem seu caminho por meio da inovação e promovem crescimento da economia real, criação de empregos e competitividade global. Esses investimentos são o combustível para a inovação e o progresso.
Valor total investido em PE&VC
R$10B
Investidos em PE
$50B
Investidos em VC

A economia brasileira é diversa e pujante com setores robustos como agronegócio, infraestrutura, tecnologia e energia renovável. Para além da sua riquíssima biodiversidade, o país está num processo de transformação digital acelerado nas áreas de trabalho, educação, diversão, comunicação, serviços bancários e muitas outras.
Sendo a maior economia da região e tendo alcançado o 9º lugar, em 2023, no ranking global, o país tem um campo imensurável de oportunidades aberto em setores tecnológicos como fintechs, healthtechs, edtechs, martechs, games, mobilidade, dentre outros. Também lidera o ranking de investimentos de longo prazo na América Latina e não é à toa que, dos 45 unicórnios latino-americanos, 24 são brasileiros. Unicórnios são aquelas startups que receberam recursos de fundos de participação e atingiram valuations acima de USD 1 bilhão.
Além disso, o Brasil oferece um ambiente seguro e atrativo para investimentos., que se soma a um ecossistema, maduro com players sofisticados em todos os segmentos da cadeia. Veja aqui a lista de nossos associados.
Nossa resiliência econômica e diversidade criam um cenário promissor para investidores de todo o mundo.
No âmbito da saída dos investimentos, ressalta também o papel do VC&PE como instrumento fundamental no desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro. Cerca de 40% das empresas que abriram capital nos últimos 10 anos na Bolsa brasileira tiveram investimentos de fundos de PE&VC, o que comprova que uma governança de alto nível e o trabalho profissional de agregação de valor dos fundos de PE&VC é um diferencial na trajetória de crescimento e sustentabilidade das empresas.