
Na qualidade de órgãos de assessoramento do Conselho Deliberativo, as decisões dos Comitês constituem recomendações não vinculativas ao Conselho Deliberativo, sendo que tais recomendações devem ser acompanhadas pela análise que suporte tal decisão. Salvo aprovação do Conselho Deliberativo, o Comitê não possui competência para representar a ABVCAP perante terceiros ou decidir sobre matérias de cunho operacional e/ou administrativo da ABVCAP.
Cada comitê deve ter até 5 Coordenadores, sendo 1 Coordenador Líder, além de um Sponsor, designado entre os conselheiros da ABVCAP e responsável pelo reporting ao Conselho Deliberativo.
Os líderes dos Comitês têm a responsabilidade de desenhar o programa de trabalho de cada comitê, por um ano, em conformidade com o Regimento Interno, ouvido o segmento que representam. Cada Comitê deverá definir, em seu programa, (i) os pleitos de advocacy; (ii) produtos a serem desenvolvidos (estudos, pesquisas, guias, dentre outros; (iii) eventos e capacitações, aí incluídos missões nacionais e internacionais, agendas relevantes para o segmento; treinamentos e workshops.
Os comitês foram divididos em:
Comitês de Representação Transversais:
Comitê de Sustentabilidade (CS)
Descrição: O objetivo do Comitê de Sustentabilidade é a produção de conhecimento sobre o tema para os stakeholders, visando permear todo o ciclo de investimentos de gestores e investidores; a autorregulação; a ampliação do debate e a construção de uma agenda em parceria com outras instituições do mercado financeiro, além do aumento da abrangência e relevância do Fórum de Investimento Sustentável (FIS), como centro desses debates e promotor de uma reflexão profunda e estratégica sobre o papel da indústria de ativos alternativos para o desenvolvimento econômico e social global.
Sponsor: Maria Cristina Penteado, Blue Orange Sustainable Capital
Coordenador Líder: Filipe Borsato, BNDES
Comitê de Regulamentação (CER)
Descrição: O objetivo do Comitê de Regulamentação é acompanhar as mudanças regulatórias e legislativas que possam impactar a indústria de investimentos alternativos no Brasil e seus stakeholders, propondo as melhorias julgadas necessárias, em linha com as melhores práticas, seguindo, sempre que possível os benchmarks internacionais. Este comitê atua em conjunto com todos os comitês setoriais da Associação analisando as propostas de revisão de normas. Juntamente com o Conselho Deliberativo, o CER é o intermediário dos pleitos da indústria entre a ABVCAP e órgãos públicos e reguladores.
Sponsor: Marina Procknor, Mattos Filho Advogados, Vice-Presidente ABVCAP
Coordenador Líder: Luiz Eugenio Figueiredo, BRAM, Vice-Presidente ABVCAP
Comitê de Eventos & Educacional (CEE)
Descrição: O objetivo do Comitê de Eventos e Educacional é mapear as principais demandas de capacitação dos stakeholders do ecossistema de ativos alternativos, bem como organizar treinamentos, workshops, eventos e missões capazes de potencializar as oportunidades de networking e relacionamentos entre os associados e não associados da ABVCAP e promover o aprimoramento daqueles que atuam ou queiram atuar na indústria de ativos de alternativos, em geral, compartilhando as melhores práticas operacionais, através de casos de referência dessa indústria.
Sponsor: Danilo Soares, Treecorp Investimentos, Conselheiro ABVCAP
Coordenador Líder:
Comitês de Representação Setorial:
Comitê de Private Equity (CPE)
Descrição: O comitê de Private Equity reúne gestores para discutir os temas relativos às operações de investimentos em empresas já estabelecidas com grande potencial de crescimento e consolidação, e para propor mudanças regulatórias que favoreçam o desenvolvimento dessas atividades no Brasil, bem como atraiam capital local e global para essas empresas, além de oferecer oportunidades de saída e segurança jurídica aos investidores, capazes de ampliar a atratividade desses investimentos
Sponsor: Fernando César Dantas Borges, SPX Capital, Conselheiro ABVCAP
Coordenador Líder:Patrick Ledoux, Noon Capital
Comitê de Venture Capital (CVC)
Descrição: O comitê de Venture Capital reúne gestores para discutir os temas de investimentos em VC, inovação e empreendedorismo, e para propor mudanças regulatórias que favoreçam o desenvolvimento de suas atividades no Brasil e destravem os investimentos em empresas early stage.
Sponsor: Pedro Melzer, Igah Ventures/Pátria Investimentos, Conselheiro ABVCAP
Coordenador Líder: Marcello Gonçalves, Domo Investimentos
Comitê de Corporate Venture Capital (CCVC)
Descrição: Os objetivos do Comitê são a promoção de boas práticas dos CVCs alinhadas aos padrões internacionais da indústria, o compartilhamento de experiências sobre as diversas estratégias de atuação desse segmento, a promoção de melhorias do marco legal e regulatório para investimentos em PD&I pelas corporações, fomentar oportunidades de networking e construção de relacionamentos entre os membros do comitê, estudos e pesquisas para acompanhar a evolução do CVC no país e que sirvam de referência global.
Sponsor: Joaquim Lima, Riverwood, Conselheiro ABVCAP
Coordenador Líder: Artur Faria, Oxygea
Comitê de Investidores Institucionais (CII)
Descrição: O objetivo do Comitê de Investidores Institucionais é ampliar a participação de investidores institucionais brasileiros – entidades de previdência,, family offices, seguradoras, endowments, bancos de desenvolvimento e fomento, dentre outros – por meio da ABVCAP e de seus associados, nas classes de ativo privadas brasileiras, propiciando segurança jurídica e um marco legal adequado à atratividade desses investidores.
Sponsor: Rafael Bassani, Spectra Investimentos, Conselheiro ABVCAP
Coordenador Líder: Alexandre Cunha, Nebraska
Comitê de Investidores Não Residentes (CINR)
Descrição: O objetivo do Comitê de Investidores Não Residentes é fomentar o investimento de investidores internacionais por meio da ABVCAP e de seus membros nas classes de ativo privadas brasileiras – private equity, venture capital, infraestrutura e special situations, propiciando segurança jurídica e um marco legal adequado à atratividade do capital estrangeiro.
Sponsor: Jorge Lange, Conselheiro ABVCAP
Coordenador Líder: Carlos Moreno, IFC
Os planos de trabalho com as pautas prioritárias a serem desenvolvidas ao longo do ano incluem pelo menos: advocacy, produtos, eventos, treinamentos. A descrição, Regimento Interno dos Comitês e pautas em discussão encontram-se na área exclusiva dos Associados{link para o cadeado}.
Adicionalmente, os comitês poderão constituir Grupos de Trabalho (GTs), sujeitos à aprovação do Conselho Deliberativo, para conduzir uma determinada pauta.
.