
A governança da ABVCAP é composta pelos seguintes órgãos:
Conselho Deliberativo
O Conselho Deliberativo é o órgão de funcionamento permanente responsável pelo direcionamento estratégico da ABVCAP, composto por doze membros, associados da ABVCAP, para um mandato de 3 (três) anos.
No mínimo seis integrantes são obrigatoriamente, representantes de Associados Gestores e, no máximo, seis podem ser representantes das demais categorias associativas da ABVCAP.
O Conselho Deliberativo tem nove integrantes eleitos pela Assembleia Geral e três integrantes indicados pela maioria dos membros do Conselho Deliberativo, com o apoio do Comitê de Indicação.
Veja aqui a composição do Conselho com mandato de 2023 até 2026
Conselho Consultivo
O Conselho Consultivo, quando instituído pelo Conselho Deliberativo, é o órgão não permanente de consulta e assessoramento da ABVCAP, principalmente dedicado ao apoio e aconselhamento em seu direcionamento estratégico.
O Conselho Consultivo pode ser composto por até 12 (doze) integrantes externos convidados, que sejam pessoas físicas de notória capacidade em mercado de capitais, com destaque e reputação ilibada, indicados pelo Conselho Deliberativo, para um mandato de 3 (três) anos.
Além dos doze integrantes externos convidados, os ex-Presidentes do Conselho Deliberativo também são membros vitalícios do Conselho Consultivo, desde que não integrem outros órgãos de governança estatutários da ABVCAP.
Os membros do Conselho Consultivo podem propor ao Conselho Deliberativo a adoção de medidas do interesse da ABVCAP, contribuindo com sugestões de projetos, programas, atividades e metodologias empregadas para a consecução do objeto social da ABVCAP; opinar sobre os assuntos que lhe sejam submetidos pelo Conselho Deliberativo, assessorando-o na definição das diretrizes de atuação e do planejamento estratégico da ABVCAP.
As opiniões e propostas emanadas do Conselho Consultivo não vinculam eventual deliberação do Conselho Deliberativo ou da Assembleia Geral.