
Roberto Hesketh
2000 - 2004
Roberto Hesketh é consultor financeiro e gestor da Multicapital do Brasil Consultoria e Participações.
Em sua vida profissional, atuou no mercado financeiro em diversos segmentos, foi dirigente e representante de instituições financeiras estrangeiras no Brasil, dentre as quais o N M Rothschild, onde gerenciou projetos de privatizações, fusões e aquisições.
Foi também Diretor no Brasil do Midland Bank e CEO do Continental Illinois Leasing e do Manufacturers Hanover Leasing.
Com formação em economia pela Universidade Candido Mendes e pós-graduação em Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas, fez seu curso de MBA na Carnegie Mellon University, em Pittsburg, Illinois.
A convite da Sociedade Operadora do Mercado de Acesso - SOMA, na pessoa de Romeu Pasquantonio, entidade ligada à antiga Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, contribuiu para a fundação da ABVCAP, na época denominada ABCR, e foi seu primeiro presidente.
Nesta época, foi também membro do Conselho Consultivo do “Projeto Inovar” da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, uma iniciativa pioneira do governo brasileiro para o desenvolvimento de investimentos em startups de tecnologia e inovação para serem levadas ao setor de Venture Capital.
Ainda na presidência da ABVCAP, juntamente com os demais associados, interagiu com a Comissão de Valores Mobiliários, na pessoa de seu então presidente, Dr. Leonardo Cantidiano e equipe, para a consolidação da Resolução 391, que foi um marco essencial para o novo ciclo do setor de venture capital e private equity no Brasil.
Sempre com o objetivo de contribuir para o crescente desenvolvimento do setor de Venture Capital, atuou para que a ABVCAP fosse uma referência para o setor, promovendo o networking, a troca de conhecimento e o fortalecimento das empresas associadas.

Alvaro Gonçalves
2004 - 2006
Sócio do Grupo Stratus, possui vasta experiência na indústria de investimentos e como executivo de empresas nacionais e internacionais.
Desempenhou um papel chave na execução dos primeiros fundos da Stratus e é atualmente responsável pelo desenvolvimento estratégico e operações internacionais.
Durante seu mandato como presidente da ABVCAP, foram registradas importantes conquistas do setor e da associação:
Estrutura e nome ABVCAP: assembleia geral da associação definiu seu novo nome “ABVCAP” e aprovou estatuto criando categorias distintas, abrindo a entidade para investidores e prestadores de serviço.
Foi registrado o primeiro FIP no mercado, coroando uma parceria com reguladores e com o mercado de capitais como um todo.
Foi emitida a regulamentação tributária que permite desde então a isenção de impostos sobre ganhos de capital em FIP para investidores estrangeiros elegíveis.
Foi assinado o 1º acordo de cooperação com a LAVCA (Latin America Private Equity e Venture Capital Association).
Foi realizado o 1º Congresso de PE/VC em Porto Alegre (RS) com presença de lideranças nacionais e internacionais.
Participou do Conselho da ABVCAP em mandatos subsequentes e de outras entidades do mercado brasileiro e internacional.

Marcus Regueira
2006 - 2008
Marcus Uchoa Regueira é coach em saúde e bem-estar certificado nos EUA pela Mayo Clinic e pelo National Board of Health & Wellness. Seu foco está na unidade corpo-mente-espiritualidade.
Espiritualista sem religião, Marcus facilita a compreensão de como as práticas e crenças multiculturais de cada pessoa influenciam a saúde e o bem-estar individual e organizacional. Desde 2018, ele se especializou na gestão e educação em saúde integrativa para organizações, seus gestores, médicos, profissionais de saúde e pacientes de 18 a 81 anos.
Cofundador da FIR Capital e do Instituto Hartmann Regueira, Marcus foi um dos pioneiros no investimento de impacto no Brasil, por meio do venture capital e de parcerias público-privadas. Com mais de duas décadas de experiência como mentor de empreendedores e membro de conselhos no Brasil e nos EUA, ele é formado em Engenharia Elétrica pela UFPe, tem MBA pela Wharton School e Mestrado em Psicologia e Educação pelo Teachers College da Universidade de Columbia, onde é doutorando em Educação e Liderança de Adultos na medicina integrativa.
Sua missão é "trazer Hipócrates de volta ao futuro" dos sistemas de saúde.

Luiz Eugenio Figueiredo
2008 - 2010
Luiz iniciou sua carreira profissional na PriceWaterhouseCoopers atuando por 4 anos na área de auditoria.
Em seguida ingressou no mercado financeiro, permanecendo 2 anos na área de análise de investimentos do Unibanco e posteriormente 3 anos no Banco Pactual nas áreas de análise de investimento e corporate finance.
Foi sócio da Rio Bravo Investimentos desde sua fundação em 2000, tendo atuado como Diretor de Fundos Imobiliários, Diretor de Operações e Diretor de Private Equity. Em 2015 ingressou na BNP Paribas Asset Management Brasil onde atuou por 4 anos como Head de Investimentos Alternativos. Em 2020 iniciou a AIA Capital, uma consultoria de investimentos especializada em ativos alternativos.
Atualmente, é gestor de Investimentos Alternativos na Bradesco Asset, além de Vice Presidente do Conselho Deliberativo da ABVCAP – Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital, bem como Coordenador do Comitê de Regulamentação. Luiz Eugenio formou-se em Economia pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (Brasil) e concluiu o Advanced Certificate for Senior Executives (AMP) na MIT Sloan School of Management (USA).

Sidney Helito Chameh
2010 - 2012
Sidney Helito Chameh é Sócio Fundador do DGF Investimentos, e atua como Gestor de Fundos de Valores Mobiliários, há cerca de 40 anos. Desde a fundação, em 2001, o DGF lançou 8 fundos de Venture Capital e Growth, com 63 investimentos e 40 desinvestimentos. Atualmente, as 23 empresas nos fundos 6 e 7 incluem destaques como Sólides e Axur (DGF 6) e Tractian e Cargo Sapiens (DGF 7). Em 2024, o DGF inicia o ciclo de investimentos do DGF 8, consolidando como um dos mais reconhecidos gestores no mercado de Venture Capital no Brasil.
Em seus 26 anos de fundos de participações, Sidney esteve à frente de diversos casos de sucesso, desde o investimento até a saída, incluindo empresas como RD Station e Logocenter (TOTVS), DH&C e Concil (Grupo UOL), Mastersaf e Softway (Thomson Reuters), Gesto Saúde (Dasa), Reclame Aqui (Stone), e Stilingue (Blip), entre outras.
Sidney também tem uma trajetória de impacto no desenvolvimento do mercado de Private Equity e Venture Capital no Brasil. Foi Fundador, ex-Presidente e atualmente é Conselheiro Consultivo da ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital). Durante sua presidência, liderou iniciativas cruciais para o fortalecimento da associação, como o acordo entre a ABVCAP e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o primeiro celebrado entre o Banco e uma associação nacional na América Latina, os recursos provenientes foram fundamentais para ampliação do Venture Fórum, criação do guia da indústria brasileira, realização de vários eventos de disseminação do conceito de Capital Empreendedor e também a capacitação de empreendedores e gestores. Outro acordo muito relevante foi firmado com a APEX para atrair investidores internacionais ao mercado brasileiro, participou também da criação do Código de Autorregulação em conjunto com a associação de bancos. Além disso, teve um papel ativo em ações de "advocacy", como no caso do alerta ao Governo Federal sobre o aumento do imposto sobre operações financeiras, o que resultou na reversão da alíquota de 6% para a taxa anterior. Ele também foi responsável por valorizar a marca ABVCAP, assegurando patrocínio das Big4 em uma mesma edição do Congresso ABVCAP. Por fim, foi em sua gestão que a atual superintendente Ângela Ximenes iniciou um belíssimo trabalho na associação que perdura até os dias atuais!
Adicionalmente, Sidney contribuiu para a criação do FGV-CEPE, o Centro de Estudos em Private Equity da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), reforçando sua atuação no campo acadêmico. Palestrante em cursos na própria ABVCAP e professor convidado em instituições renomadas como FGV/SP, Insper e Mackenzie, Sidney tem uma forte presença na educação e disseminação do conhecimento no setor.
Sidney é formado em Administração de Empresas, com MBA em Finanças pela Universidade McGill, em Montreal, e pela FGV/SP. É também Administrador de Recursos credenciado pela CVM. Ao longo de sua carreira, trabalhou em bancos de investimentos como Citibank, Lloyds Multiplic e Sudameris no Brasil, além da Emerging Markets Corporation no exterior. Sua dissertação de mestrado focou na avaliação de empresas com ênfase em taxa de crescimento, refletindo seu profundo conhecimento técnico no setor. Sidney continua sendo uma referência no ecossistema de Venture Capital e Private Equity no Brasil.
Casado e pai de duas filhas.

Clovis Meurer
2012 - 2014
Clovis é graduado pela Pontifícia Universidade Católica do RS em Ciências Econômicas e em Administração de Empresas. Cursou Administração Financeira II – pela Fundação Getúlio Vargas, RJ.
Experiência em Private Equity e Venture Capital com cursos, eventos e seminários no País e exterior; na gestão e direção de Fundos FMIEE e FIPs; pioneirismo na Indústria de private equity, seed e venture capital e na organização dos primeiros Congressos da ABVCAP (então ABCR) em Porto Alegre.
Atuou em empresas privadas, de 1964 a 1972: na CRT (Telefônica), de 1972 a 1975 e no BADESUL (Banco de Desenvolvimento), entre 1975 e 1982.
Foi membro do Conselho da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC); do Comitê Assessor do PADCT/Ministério da Ciência e Tecnologia; do Conselho da FINEP/INOVAR; do SEBRAE-RS; da LAVCA – Associação Latino-Americana de Venture Capital.
É Sócio fundador da CRP Companhia de Participações, onde atua desde sua fundação em 1982 e como Diretor Superintendente a partir de 1996; gestor de recursos e administrador de Carteira de Valores Mobiliários, autorizado pela CVM desde 1997.
Participa em Conselhos de Administração de várias empresas privadas.
Membro da APIMEC Brasil - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais do Brasil;
Membro do Conselho Regional de Economia – Região Sul (CORECON-RS); Conselheiro 2012-2017 e Presidente no ano de 2017.
Membro do Conselho Federal de Economia (COFECON); suplente em 2018; titular 2019-2024.
Fundador e Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) desde 2000; e Presidente na gestão 2012-2014.
Membro associado da Associação Beneficente Pella Bethânia, do Conselho da Editora Sinodal e do GEELPA, da IECLB – Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
Membro da Irmandade e da Mesa Administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Durante sua gestão na Presidência da ABVCAP (2012/2014) ampliou a atuação da Associação a nível nacional, promovendo a difusão de conhecimento sobre o capital empreendedor em diversas capitais brasileiras, como Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Recife, com o apoio de convênio firmado com a ABDI; consolidou iniciativas de fomento e capacitação da indústria com o apoio de convênio com o BID/FOMIN; reforçou a expansão internacional com apoio de convênio de cooperação técnica com a APEXBrasil; implantou o sistema proprietário de banco de dados e estatísticas da indústria de VC&PE, em parceria com a KPMG; criou a Conferência de Venture Capital, visando dar maior exposição á evolução desse segmento; e atuou para garantir a sucessão da Presidência para um gestor de atuação mundial.

Fernando Cézar Dantas Borges
2014 - 2016
2016 - 2018
Ingressou na SPX como sócio em 2021
Managing Director do Carlyle e Head do Carlyle South America Buyout entre 2007 e 2021
Managing Director do AIG Capital Partners entre 2000 e 2007
Diretor da unidade de private equity do Bozano, Simonsen entre 1994 e 1999
Presidente da ABVCAP entre 2014 e 2018 e membro do Conselho desde 2012
28 anos de experiência em private equity, tendo participado diretamente de 35 deals e US$ 3,5 bilhões investidos
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre pela Johns Hopkins University

Piero Paolo Picchioni Minardi
2018 - 2021
2021 - 2023
Piero Minardi é Senior Advisor da Warburg Pincus desde 2023. Anteriormente foi Socio Diretor da mesma gestora entre 2014 e 2022. Antes da Warburg Pincus, o Sr. Minardi atuou como Sócio do Grupo de Private Equity da Gavea Investimentos, gestora privada, de 2006 a 2014.
Anteriormente, atuou como Sócio do Private Equity, America do Sul, Cone Sul na Darby Overseas Investmentos, Diretor de Private Equity no Baring Private Equity Partners e AIG Capital Partners, e Diretor de Mergers & Acquisitions na Bunge International/Santista Alimentos.
O Sr. Minardi ocupou também posições senior no Banco Pactual, McKinsey & Company e Accenture. Foi Diretor no Conselho Administrativo de vinte companhias entre públicas e privadas. O Sr. Minardi foi Membro do Conselho Administrativo da EMPEA (Emerging Markets Private Equity Association) entre 2011 e 2015. É formado em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica da USP, SP e possui MBA pela INSEAD, Fontainebleau, França.
Como profissional da área de Private Equity desde 1999, Piero Minardi tem trabalhado com investidores internacionais na captação de recursos e investimentos em Private Equity no Brasil. Fundos pelos quais atuou ou atua investiram mais de USD 8 bilhões em mais de 50 empresas no país.
Piero Minardi foi também conselheiro do EMPEA e, até 2015, o único representante latino americano no CA da entidade. É também parte do Latin America Concil da entidade.
