BNDESPAR quer reforçar governança nas empresas investidas Adicionado em 27/10/2016

Braço de investimentos do Banco abriu a 3ª Conferência Brasileira de Venture Capital nesta quinta-feira

SÃO PAULO - Nesta quinta-feira, 27 de outubro, a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) deram início aos trabalhos da 3ª Conferência Brasileira de Venture Capital. Fernando Borges, presidente da ABVCAP, deu as boas vindas aos participantes lembrando o aumento de cerca de 50%, em relação a 2013, do capital comprometido da indústria, que no último ano atingiu 153 bilhões de reais.

Para abrir o evento, o presidente da Associação chamou Eliane Lustosa, diretora da área de mercados de capitais do BNDES. Eliane explicou que o termo “Capital Empreendedor” de forma alguma significa menor atenção aos pequenos empresários. Para ela é a hora de identificar a melhor maneira de garantir apoio efetivo a essas empresas, não apenas no sentido financeiro.

“Volume de recursos nem sempre constitui um apoio eficaz para empresa. O que o BNDESPar quer agora é aprimorar mecanismos de monitoramento e análise crítica nas investidas”, explicou Eliane. Ainda segundo ela, o BNDES está buscando mais incentivo para boas práticas de governança corporativa, estabelecendo conceitos claros e trabalhar de forma mais horizontal com os investidores e os empreendedores.

Entre as iniciativas do Banco para trabalhar esse conceito dentro das empresas, de acordo com a diretora, é ter uma percepção maior de cada projeto também do ponto de vista ambiental e social. Para ela, além de linhas de apoio específicas nesse sentido, é necessário ter isso no DNA das investidas, identificando e mitigando riscos.

“Dos 3 bilhões de reais de capital comprometido do BNDESPar, 900 milhões de reais são para inovação.  O desafio hoje vai além, precisamos mobilizar investidores para iniciativas, mas olhar também o interesse de outros agentes do ecossistema como family offices e agências de fomento e desenvolvimento”.

Dentro desse cenário, Eliane concluiu falando que o banco quer mais capilaridade e impacto na indústria e para isso quer ter sinergia com outras entidades como BID, CAF e IFC. Além disso, o banco prevê para dezembro/janeiro dar início a novas cinco chamadas públicas para fundos, entre elas, uma focada em empresas pré-Criatec.

A 3ª Conferência Brasileira de Venture Capital teve patrocínio do BNDES, KPMG, Derraik e Menezes Advogados, Grant Thornton, Desenvolve São Paulo, além da parceria institucional do BID/Fomin.

Informações para Imprensa
imprensa@abvcap.com.br