Bill Gates curitibano? Conheça o investidor que toda startup quer como sócio Adicionado em 26/06/2017

Regra de ouro para velejadores iniciantes: se não tiver um indicador próprio para isso, amarre uma fita no topo do mastro do veleiro. Saber a direção do vento é condição sine qua non para velejar. Desse ponto de vista é mais fácil entender por que este é um dos hobbys do ponta-grossense Marcel Malczewski, 52 anos, que não faz algo tão diferente na rotina de segunda a sexta em seu escritório no 22.º andar de um prédio moderno do Centro Cívico.

Enquanto aprecia a bela vista que escapa pelas janelas amplas, com a cidade praticamente a seus pés, ele comanda a M3 Investimentos, empresa que injeta dinheiro em um mercado promissor, que cresce exponencialmente no Paraná: o da tecnologia.

Malczewski observa com cautela para onde os ventos sopram. Seu trabalho é estratégico e, assumidamente, conservador. Compra participação nas empresas para depois revendê-la com lucro de até oito vezes o investimento inicial, botando um imenso sorriso em seu rosto e de quem mais estiver na embarcação.

E muita gente quer estar. Afinal, ele já esteve na ponta de cá. No final dos anos 1980, com o ex-sócio Wolney Betiol, lançou a Bematech, empresa que fabrica impressoras de cupons fiscais. Uma década depois, a empresa dominava quase metade do mercado nacional. Uma mina de ouro.

“A experiência que ele traz para nosso negócio vale mais do que o dinheiro”, me disse em outra oportunidade George Christofis Neto, CEO da Mercafácil, startup sob a tutela de Malczewski. É um papel quase de guru, como muitos no Vale do Silício. Para os jovens empreendedores daqui, ele é o cara que assina o cheque. Mas também a fita no topo do mastro.

LEIA NA ÍNTEGRA NA GAZETA DO POVO.

Fonte: Gazeta do Povo