Cogtive capta R$ 10 milhões Adicionado em 21/02/2024

A Cogtive, empresa que oferece soluções de produtividade na indústria por meio de tecnologia IoT e IA, recebeu um investimento de R$ 10 milhões, em rodada seed, por parte da Indicator Capital, maior gestora de early-stage da América Latina com foco em Internet das Coisas.

Fundada em 2016 e com sede em São Paulo, a Cogtive desenvolve uma linha de aplicações para gestão de operações com conceitos de Lean Manufacturing, Quick Response Manufacturing (QRM) e Factory Physics.

Atualmente, a empresa possui clientes como Granado Pharmácias, Eurofarma, Apsen, Hypera Pharma e Acrilex, que somam um total de mais de 5 mil usuários.

Ao todo, a companhia já gerou uma economia de mais de R$ 1 bilhão para seus clientes, rastreando mais de 2,5 bilhões de produtos durante mais de 35 milhões de horas de monitoramento.

Com a captação, os recursos serão direcionados para a área de produto e expansão comercial da companhia, visando se tornar a principal solução em ganho de produtividade em manufatura, especialmente para os segmentos industriais de farmacêuticas, saúde animal, cosméticos, alimentos e bebidas, tintas e químicos na América Latina.

Segundo Reginaldo Ribeiro, fundador da Cogtive, a empresa já dispõe de diversos clientes nessas áreas, mas busca agregar ainda mais valor “para atender cada vez mais as necessidades desses líderes industriais”.

Desta forma, o objetivo é que a startup acelere o desenvolvimento e implementação de inteligência artificial no chão de fábrica e em cadeias de suprimentos.

Além disso, a ideia é ampliar ainda mais a presença no exterior, principalmente no mercado latino-americano.

O aporte é o nono realizado pelo Fundo Indicator 2 IoT, e busca garantir que as fábricas operem em capacidade máxima, mapeando ineficiências no processo de produção e entregando ferramentas para otimização.

De acordo com Thomas Bittar, cofundador da Indicator Capital, “a Cogtive, por meio de sensores ligados a máquinas, se encaixa perfeitamente na tese de Indústria 4.0 do fundo de Internet das Coisas”.

A partir do investimento, a Indicator Capital dará suporte ao time da Cogtive em diversas frentes de negócio, como gestão organizacional, controle financeiro, vendas e ESG.

Fundada em 2014, a Indicator Capital é uma gestora brasileira de venture capital com operação em São Paulo e no Vale do Silício. A sociedade é formada por Derek Lundgren Bittar, Fabio Iunis de Paula e Thomas Lundgren Bittar.

Com mais de R$ 370 milhões sob gestão, a companhia é a maior gestora early-stage de venture capital da América Latina especializada em Internet das Coisas (IoT) e deep tech.

Entre suas investidas, estão nomes como Social Miner, Iugu, Arvore, All Health, Medicinia, Retail App e Monuv.

Fonte: Baguete