Esqueceu sua senha?

Clipping

Novas formas de captação para empresas são tema de palestra na OAB/RJ Adicionado em 11/05/2016
 
A Comissão de Direito Empresarial (Code) da OAB/RJ promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 11, um debate para explicar as formas de captação Private Equity e Venture Capital, que, segundo o presidente Pedro Teixeira, são pouco conhecidas pelos advogados. “A ideia fundamental da comissão é trazer essa discussão para dentro da casa dos advogados. A maioria dos advogados não têm conhecimento dessas formas de captação de recurso e, no atual momento de instabilidade política, que gera também uma instabilidade econômica muito grande, vemos a necessidade de estabelecer esse diálogo e tirar dúvidas”.

Private Equity e Venture Capital são novas formas de capitalização de empresas baseadas em um fundo de investimento que passa a participar da sociedade empresária de modo a alavancar o seu desenvolvimento. A importância disso, para Teixeira, está no fato de que os profissionais precisam ter conhecimento sobre como encontrar alternativas para garantir a continuação do empreendorismo no país.
Luiz Eugênio Figueiredo, Rafael Sinay, Pedro Teixeira e Otto Lobo | Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar

A falta de conhecimento de especialistas em Direito Empresarial a respeito do tema também foi abordada pelo vice-presidente da Code, Rafael Sinay. “O Direito como ciência das regras de convivência e de conduta em sociedade deve uma atenção especial aos fenômenos protagonistas de seu tempo. Hoje, o capital empreendedor tem um protagonismo claro no mercado e na sociedade”, afirmou.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), Luiz Eugenio Figueiredo, apresentou uma visão geral do conceito de Private Equity e de alguns aspectos dessa indústria de investimento alternativo.  “A ideia foi passar os conceitos e um pouco do que há por trás dos detalhes, não só legais e jurídicos, mas também operacionais do Private Equity”, explicou. 

Segundo ele, a ABVCAP é uma empresa que trabalha pelo crescimento da indústria do capital de longo prazo no Brasil. “Não é uma associação de classe. Todos os agentes envolvidos no Private Equity no Brasil são membros da ABVCAP e a maioria dos gestores dos fundos de Private Equity faz parte da associação”, complementou.

Figueiredo falou, ainda, sobre a importância de parcerias com órgãos governamentais. “O Venture Capture, principalmente, é um investimento muito importante na inovação e na criação de novas empresas. No entanto, há desafios muito importantes que, para serem superados, precisam de apoio do governo. A sociedade privada não consegue fazer isso de forma independente”, defendeu, citando essa modalidade de investimento como uma ferramenta importante para a expansão das empresas.

A palestra foi transmitida ao vivo e está disponível, na íntegra, na TV OAB. 

Fonte: OABRJ Digital

Mapa do Site | Links Úteis | FAQ | Contato | Localização
ABVCAP RJ: Av. Rio Branco nº 123 sala 1505 - Centro - Rio de Janeiro - 20040-005 | Telefone: 55-21-3970-2432
ABVCAP SP: R. São Bento, 470, 10º andar, ímpar - Centro - São Paulo - 01010-001 | Telefone +55 11 3106-5025