Nossa Governança

Conheça a estrutura de governança da ABVCAP, seus princípios, conselhos, comitês e o Estatuto que orienta sua atuação institucional.

Estatuto e Assembleia Geral

O Estatuto Social da ABVCAP estabelece as diretrizes legais e organizacionais que regem sua atuação como associação sem fins lucrativos voltada ao fomento do investimento de longo prazo no Brasil. Estruturado para garantir transparência, governança, representatividade e compromisso com boas práticas, o documento formaliza os princípios, objetivos, direitos e deveres dos associados, bem como a estrutura de governança e os mecanismos de atuação da entidade junto à sociedade e ao mercado.

A Assembleia Geral é o órgão máximo de governança da Associação.

A Assembleia Geral, composta pela comunidade de associados, tem como atribuições: deliberar sobre a representatividade e abrangência da Associação; definir as regras de adesão e destituição de associados; eleger, aprovar ou destituir membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal; decidir sobre a aplicação de penalidades aos associados; aprovar anualmente as contas da Associação; e deliberar sobre os destinos da entidade.

Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo é o órgão de funcionamento permanente responsável pelo direcionamento estratégico da ABVCAP, composto por doze membros, associados da ABVCAP, para um mandato de 3 (três) anos.

No mínimo seis integrantes são obrigatoriamente, representantes de Associados Gestores e, no máximo, seis podem ser representantes das demais categorias associativas da ABVCAP.

O Conselho Deliberativo tem nove integrantes eleitos pela Assembleia Geral e três integrantes indicados pela maioria dos membros do Conselho Deliberativo, com o apoio do Comitê de Indicação.

Priscila Rodrigues
Presidente
Piero Paolo Minardi
Vice-Presidente
Francisco Sanchez Neto
Vice-Presidente
Luiz Eugenio Figueiredo
Vice-Presidente
Marina Procknor
Vice-Presidente
Pedro Sirotsky Melzer
Vice-Presidente
Danilo Rafael Just
Fernando Cezar Dantas
Joaquim Matos de Figueiredo
Jorge Lange
Maria Cristina Penteado
Rafael Bassani

Conselho Consultivo

O Conselho Consultivo é um órgão não permanente de consulta e assessoramento da ABVCAP, instituído pelo Conselho Deliberativo, com foco no apoio e aconselhamento estratégico. Pode ter até 12 integrantes externos convidados, com notório conhecimento em mercado de capitais, indicados pelo Conselho Deliberativo para mandatos de 3 anos.

Ex-presidentes do Conselho Deliberativo também integram o Conselho Consultivo como membros vitalícios, desde que não ocupem outros cargos de governança na ABVCAP.

Seus membros podem propor medidas de interesse da associação, sugerir projetos, programas e metodologias, e opinar sobre temas submetidos pelo Conselho Deliberativo, contribuindo para as diretrizes e o planejamento estratégico da entidade. Suas opiniões e propostas, no entanto, não têm caráter vinculativo.

Álvaro Gonçalves
Grupo Stratus, ex-Presidente da ABVCAP

Clovis Benoni Meurer
CRP – Cia de Participações, ex-Presidente da ABVCAP

Flávia Mouta Fernandes
B3

Maria Cecilia Rossi
InterLink Consultoria

Martin Miralles Pose
TozziniFreire Advogados

Marcus Regueira
Mayo Clinic, ex-Presidente da ABVCAP

Patrícia Freitas
Associada ABVCAP

Roberto Hesketh
Multicapital do Brasil, ex-Presidente da ABVCAP

Sidney Chameh
DGF Investimentos, ex-Presidente da ABVCAP

Maria Susana Garcia-Robles
Capria Ventures

Comitês

Os Comitês atuam como órgãos de assessoramento do Conselho Deliberativo, emitindo recomendações não vinculativas que devem ser acompanhadas de análises que justifiquem suas propostas. Apenas com aprovação do Conselho, os Comitês podem representar a ABVCAP ou deliberar sobre assuntos operacionais e administrativos.Cada Comitê deve contar com até 5 Coordenadores, incluindo 1 Coordenador Líder, e um Sponsor escolhido entre os conselheiros, responsável pelo reporte ao Conselho.

O objetivo do Comitê de Sustentabilidade é a produção de conhecimento sobre o tema para os stakeholders, visando permear todo o ciclo de investimentos de gestores e investidores; a autorregulação; a ampliação do debate e a construção de uma agenda em parceria com outras instituições do mercado financeiro, além do aumento da abrangência e relevância do Fórum de Investimento Sustentável (FIS), como centro desses debates e promotor de uma reflexão profunda e estratégica sobre o papel da indústria de ativos alternativos para o desenvolvimento econômico e social global.

Sponsor: Maria Cristina Penteado, Blue Orange Sustainable Capital
Coordenador Líder: Filipe Borsato, BNDES

O objetivo do Comitê de Regulamentação é acompanhar as mudanças regulatórias e legislativas que possam impactar a indústria de investimentos alternativos no Brasil e seus stakeholders, propondo as melhorias julgadas necessárias, em linha com as melhores práticas, seguindo, sempre que possível os benchmarks internacionais. Este comitê atua em conjunto com todos os comitês setoriais da Associação analisando as propostas de revisão de normas. Juntamente com o Conselho Deliberativo, o CER é o intermediário dos pleitos da indústria entre a ABVCAP e órgãos públicos e reguladores.

Sponsor: Marina Procknor, Mattos Filho Advogados, Vice-Presidente ABVCAP
Coordenador Líder: Luiz Eugenio Figueiredo, BRAM, Vice-Presidente ABVCAP

O objetivo do Comitê de Eventos e Educacional é mapear as principais demandas de capacitação dos stakeholders do ecossistema de ativos alternativos, bem como organizar treinamentos, workshops, eventos e missões capazes de potencializar as oportunidades de networking e relacionamentos entre os associados e não associados da ABVCAP e promover o aprimoramento daqueles que atuam ou queiram atuar na indústria de ativos de alternativos, em geral, compartilhando as melhores práticas operacionais, através de casos de referência dessa indústria.

Sponsor: Danilo Soares, Treecorp Investimentos, Conselheiro ABVCAP

O comitê de Private Equity reúne gestores para discutir os temas relativos às operações de investimentos em empresas já estabelecidas com grande potencial de crescimento e consolidação, e para propor mudanças regulatórias que favoreçam o desenvolvimento dessas atividades no Brasil, bem como atraiam capital local e global para essas empresas, além de oferecer oportunidades de saída e segurança jurídica aos investidores, capazes de ampliar a atratividade desses investimentos

Sponsor: Fernando César Dantas Borges, SPX Capital, Conselheiro ABVCAP

O comitê de Venture Capital reúne gestores para discutir os temas de investimentos em VC, inovação e empreendedorismo, e para propor mudanças regulatórias que favoreçam o desenvolvimento de suas atividades no Brasil e destravem os investimentos em empresas early stage.

Sponsor: Pedro Melzer, Igah Ventures/Pátria Investimentos, Conselheiro ABVCAP
Coordenador Líder: Marcello Gonçalves, Domo Investimentos

Os objetivos do Comitê são a promoção de boas práticas dos CVCs alinhadas aos padrões internacionais da indústria, o compartilhamento de experiências sobre as diversas estratégias de atuação desse segmento, a promoção de melhorias do marco legal e regulatório para investimentos em PD&I pelas corporações, fomentar oportunidades de networking e construção de relacionamentos entre os membros do comitê, estudos e pesquisas para acompanhar a evolução do CVC no país e que sirvam de referência global.

Sponsor: Joaquim Lima, Riverwood, Conselheiro ABVCAP
Coordenador Líder: Gustavo Cavenaghi, Kortex Ventures

O objetivo do Comitê de Investidores Institucionais é ampliar a participação de investidores institucionais brasileiros – entidades de previdência,, family offices, seguradoras, endowments, bancos de desenvolvimento e fomento, dentre outros – por meio da ABVCAP e de seus associados, nas classes de ativo privadas brasileiras, propiciando segurança jurídica e um marco legal adequado à atratividade desses investidores.

Sponsor: Rafael Bassani, Spectra Investimentos, Conselheiro ABVCAP
Coordenador Líder: Alexandre Cunha, Nebraska

O objetivo do Comitê de Investidores Não Residentes é fomentar o investimento de investidores internacionais por meio da ABVCAP e de seus membros nas classes de ativo privadas brasileiras – private equity, venture capital, infraestrutura e special situations, propiciando segurança jurídica e um marco legal adequado à atratividade do capital estrangeiro.

Sponsor: Jorge Lange, Conselheiro ABVCAP
Coordenador Líder: Carlos Moreno, IFC

Nosso time

Adriana Fernandes
Superintendente Executiva
Márcio Barea
Gerente Executivo
Leila Nobre
Assistente da Diretoria
Reinaldo Lima
Coordenador de TI
Ronaldo Lujan
Coordenador Financeiro
Edgar Augusto Santi
Analista de TI
Júlia Lima
Analista Internacional
Mauricio Vilas Boas
Analista Financeiro
Pedro Roquim
Auxiliar Adm. Financeiro
Cristiane Nascimento
Consultora de Projetos Internacionais

Piero Minardi é Senior Advisor da Warburg Pincus desde 2023, após atuar como Sócio Diretor da gestora entre 2014 e 2022. Com mais de 20 anos de experiência em Private Equity, também passou por Gávea Investimentos, Darby Overseas, Baring, AIG Capital Partners, Bunge, Banco Pactual, McKinsey e Accenture. Foi diretor em conselhos de 20 empresas e membro do Conselho da EMPEA (2011–2015), onde foi o único representante latino-americano. Engenheiro de Minas pela USP e MBA pelo INSEAD, participou da captação e investimento de mais de USD 8 bilhões em mais de 50 empresas no Brasil.

Francisco é sócio fundador da Lions Trust, primeira administradora de fundos brasileira focada em Private Equity e Venture Capital. Com mais de 20 anos de experiência nos mercados financeiro e de capitais, é autorizado pela CVM como administrador de carteiras e já estruturou ou administrou mais de 100 FIPs. Atualmente, é Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da ABVCAP, além de integrar conselhos da Anbima, Abrapp e CNF.

Luiz Eugenio é gestor de Investimentos Alternativos na Bradesco Asset, Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da ABVCAP e Coordenador do Comitê de Regulamentação. Atuou na PriceWaterhouseCoopers, Unibanco, Banco Pactual, Rio Bravo Investimentos e BNP Paribas Asset. É economista pela FAAP e concluiu o AMP no MIT Sloan.

Marina é sócia do Mattos Filho Advogados há 10 anos, com atuação em transações cross-border, incluindo private equity, joint ventures, financiamentos e securitização. Assessora investidores e instituições financeiras na estruturação de veículos de investimento e operações envolvendo diversos ativos. Foi reconhecida pelo Latin Lawyer em 2013 como uma das mulheres mais inspiradoras da América Latina e apoia negócios sociais por meio de trabalho pro bono com Muhammad Yunus.

Pedro Sirotsky Melzer é sócio-fundador da Igah Ventures e sócio do Pátria, maior plataforma de investimentos alternativos da América Latina. Pioneiro do venture capital no Brasil, atua no setor desde 2010 e já investiu em mais de 50 empresas, incluindo iFood, Unico, Conexa Saúde e Avenue. Antes, foi Global Revenue Manager da Apple em Cupertino. Possui MBA pela Kellogg e tem como propósito apoiar empreendedores que usam tecnologia para melhorar vidas e gerar eficiência.

Sócio da Treecorp Investimentos desde 2012, atua em private equity com foco em capital de crescimento nos setores de consumo, saúde, tecnologia e serviços. É presidente do conselho do Cabana Burger e observer do conselho da Petz, além de ter atuado nos conselhos da Innova e da MC1. Gestor autorizado pela CVM e CFA charterholder, trabalhou anteriormente no Vella Pugliese Advogados com M\&A, fundos e reorganizações societárias. É graduado em Direito pela UEPG, com pós-graduação em Finanças pela FIA-USP e em Direito Tributário e Societário pela Faculdade de Direito de Curitiba.

Sócio da SPX desde 2021, possui 28 anos de experiência em private equity, com participação em 35 operações e US\$ 3,5 bilhões investidos. Foi Managing Director e Head do Carlyle South America Buyout (2007–2021), além de atuar no AIG Capital Partners e na Bozano, Simonsen. Presidiu a ABVCAP entre 2014 e 2018 e integra seu Conselho desde 2012. É bacharel em Relações Internacionais pela UnB e mestre pela Johns Hopkins University.

Sócio da Riverwood Capital desde 2011, atua em investimentos no Brasil e América Latina. É membro de conselhos como Amigotech, CRMBonus, Dock, Intelipost, Pet Love e Pixeon, além de conselheiro observador na Cortex, Omie e Sensedia. Já integrou os conselhos da Mandic, RD Station e Synapsis. Antes, trabalhou por 7 anos na IFC, com foco em tecnologia, manufatura e serviços, e passou por Brasil Telecom e Citibank. É graduado em Administração pela UFPE e mestre em Finanças pela City, University of London, como Chevening Scholar.

Jorge Lange ingressou na KKR em 2024 e é membro da equipe de Global Client Solutions. Anteriormente, Jorge foi sócio da XP Inc e head de fundos de alternativas de fundos no grupo de gestão de ativos. Anteriormente, ele trabalhou por mais de uma década como executivo sênior em empresas de private equity, incluindo Graycliff Partners e Partners Group. Iniciou sua carreira no Banco Itaú como economista em 2003. Jorge é formado em Economia pela Universidade de São Paulo e possui MBA pela London Business School.

Cristina é Managing Director e Head of Brazil da Blue Like an Orange Sustainable Capital, com mais de 20 anos de experiência em finanças, incluindo investimentos alternativos, banco de investimento e mercado corporativo. Atuou como Sócia e Head de Private Equity na STS GAEA Capital, Diretora de mezanino no Credit Suisse, e liderou private equity e venture capital no Brasil pela Darby. Também passou pelo Morgan Stanley em Nova York e pelo Grupo Bunge. É bacharel em Administração pela FGV, em Ciências Biológicas pela USP e possui MBA pela University of Chicago Booth.

Rafael é sócio-fundador da Spectra, onde atua desde a origem da gestora, que hoje administra cerca de R\$6 bilhões em ativos alternativos. Liderou iniciativas como a nacionalização dos Search Funds no Brasil, estruturação de aquisições secundárias e criação da maior base de dados sobre alternativos na América Latina, em parceria com o Insper e ABVCAP. Atua em diversas estratégias e conselhos de portfólio e é membro do Conselho da ABVCAP (2023–2026). É engenheiro civil pela Poli-USP.