Nossos Membros

Conheça os associados que impulsionam o ecossistema de investimentos alternativos no Brasil.

Nossa Associação

O quadro associativo da ABVCAP é composto por um número ilimitado de Associados, com atuação ativa e comprovada na indústria brasileira de ativos alternativos, aí incluídos seed capital, venture capital, private equity, crédito privado, real estate, recursos naturais, infraestrutura e special situations, desde que enquadrados nas categorias associativas.

Dentre os membros, estão gestores de fundos de ativos alternativos, investidores institucionais nacionais e globais, fundos de fundos, secundários, bancos de desenvolvimento e fomento, corporações, Family offices, fundos soberanos, fundos de pensão e investidores anjos.

+250

Associados

+340B

Investimentos
entre 2013 e 2024

+4500

Rodadas
entre 2013 e 2024

24

Unicórnios

Nossos Associados

Associados Apoiadores

Título outorgado para Associados pessoas jurídicas de destaque que contribuem de maneira diferenciada, eficaz e significativa para a manutenção financeira, prosperidade e prestígio da ABVCAP e para o setor como um todo, recebendo atendimento personalizado e maior visibilidade e prioridade nos produtos e eventos da ABVCAP.

Incluem gestores de investimentos com fundos locais ou internacionais, bem como fundos de fundos ou secundários que possuam gestão discricionária e alocação de recursos de terceiros em investimentos alternativos, inclusive em venture capital, private equity, crédito privado, real estate, recursos naturais, infraestrutura e special situations.

Os Associados Gestores têm liderança no direcionamento da entidade, com representatividade superior às demais categorias na formação de seu órgão principal, o Conselho Deliberativo.

Incluem investidores institucionais, locais ou estrangeiros, tais como corporações, assets, family offices, endownments, fundos soberanos, entidades fechadas ou abertas de previdência privada, seguradoras, agências ou entidades de fomento nacionais, internacionais ou multilaterais, bancos de desenvolvimento, bem como investidores-anjo que sejam investidoras nas indústrias de venture capital, private equity, crédito privado, real estate, recursos naturais, infraestrutura e special situations.

Pessoas físicas ou jurídicas que atuam, direta ou indiretamente, nas indústrias de venture capital, private equity, crédito privado, real estate, recursos naturais, infraestrutura e special situations, assessorando gestores e investidores, como advogados, consultores, auditores, administradores fiduciários, placement agents, custodiantes, empresas de recrutamento, dentre outras.

São Gestores em fase de constituição ou de desenvolvimento operacional que tenham a perspectiva de futuro enquadramento na categoria de Associados Gestores. Gestores Iniciantes são uma categoria transitória. O prazo de adesão na categoria é fixado pelo Conselho Deliberativo.

Para mais informações consulte o nosso diretório exclusivo para Membros.

Junte-se a nós!
Aqui o futuro da indústria de ativos alternativos está sendo moldado. Junte-se a nós e aproveite todas as oportunidades para se conectar com líderes dessa indústria e descobrir novas oportunidades de investimento e de negócios.

Membros honorários

Título outorgado pelo Conselho Deliberativo para pessoa física, de renome nacional ou internacional, em relação à sua atuação nos segmentos de interesse da ABVCAP, e merecedora do reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados ao setor e/ou à ABVCAP.

Ary Burger
In Memoriam
Luiz Leonardo Cantidiano
In Memoriam
Thomás Tosta de Sá
Roberto Teixeira da Costa

Ary Burger foi sócio fundador da CRP e um dos pioneiros do private equity no Brasil. Atuou como Diretor Superintendente da companhia até 1996 e participou ativamente na gestão dos fundos CRP I e CRP II. Teve papel importante na criação da Instrução CVM 209 e na fundação da ABVCAP. Economista e contador, com doutorado em Conjuntura Econômica, ocupou cargos de destaque como Secretário da Fazenda do RS, presidente do BRDE e do BADESUL, diretor do Banco Central e diretor financeiro da Gerdau. Também integrou missões econômicas internacionais pelo BIRD.

Formado em Direito pela UERJ em 1972, foi o primeiro colocado no concurso da CVM em 1978, mas optou pela carreira na iniciativa privada. Foi sócio do escritório Motta, Fernandes Rocha até 2016, quando fundou o Cantidiano Advogados. Presidiu a CVM entre 2002 e 2004, além do COSRA no mesmo período. Especialista em direito societário e mercado de capitais, teve papel relevante na criação do Novo Mercado da B3. Atuou em diversos conselhos, como ABVCAP, BNDESPAR e ABRASCA, e publicou três livros e diversos artigos sobre o tema.

Thomás foi presidente da CVM entre 1993 e 1995, período em que regulamentou os fundos de investimento para empresas emergentes, visando apoiar PMEs. Também presidiu o COSRA, foi diretor da Banespa Corretora, assessor da presidência da Bovespa, e é um dos fundadores da ABVCAP, onde atuou no Conselho. Presidiu o IBMEC e atualmente lidera o Codemec. Publicou o livro *Sociedades de Capital de Risco* e organizou, com apoio da ABAMEC, o primeiro seminário de Venture Capital no Brasil. Também palestrou na Universidade de Sorbonne sobre o mercado de capitais brasileiro.

Foi o criador e primeiro presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), sendo figura central na organização do mercado de capitais brasileiro. Atualmente preside a Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM) da B3. Com carreira iniciada na Deltec em 1958, passou pela vice-presidência do Banco de Investimento do Brasil e do Unibanco até 1977. Presidiu a Brasilpar, pioneira em venture capital e private equity no Brasil. Fundador do CEBRI e membro de diversos conselhos nacionais e internacionais, como o Interamerican Dialogue, CEAL e IASB. Sua trajetória é amplamente ligada ao fortalecimento institucional e internacionalização do mercado de capitais no Brasil.