Agregar recursos e conhecimentos, visando o crescimento acelerado e a
sustentabilidade da empresa. Com este objetivo, companhias de diversos
portes e dos mais variados setores vem buscando investimento via private
equity, venture capital e seed capital para alavancar os seus negócios.
A vantagem da entrada destes fundos na empresa advém da elevada
experiência dos investidores, aliada a participação direta na gestao,
permitindo maximizar o valor da empresa.
Através do VC/PE, pequenas e médias empresas que pretendem transformar-se em grandes companhias, passam a dispor de oportunidades adequadas para financiar o seu crescimento, com apoio para a criação de estruturas adequadas de governança corporativa, foco no crescimento e lucratividade, bem como na sustentabilidade futura do negócio.O investimento em venture capital e private equity é uma alternativa de financiamento de longo prazo em que os riscos do negócio são compartilhados, através da parceria entre gestores e empreendedores para agregar valor à empresa investida. O gestor injeta capital e profissionaliza a companhia para, no momento certo, vender a sua participação com lucro. Os investimentos são realizados via o aporte de capital nas empresas, pela aquisicão de ações ou titulos de dívida conversiveis em ações. Desta forma, os investidores tornam-se acionistas destas empresas e podem participar ativamente da estratégia e orientação dos negócios da companhia.
Os investimentos podem ser feitos em qualquer setor que apresente perspectiva de grande crescimento e rentabilidade a longo prazo, de acordo com o foco de investimentos definido pelos investidores ou fundos. Enquanto o venture capital está relacionado a empreendimentos em fase inicial, o private equity está ligado a empresas mais maduras, em fase de reestruturação, consolidação e/ou expansão de seus negócios.
O Brasil é um dos líderes mundiais em economias emergentes. O investimento através de fundos de seed e venture capital e private equity representa uma ferramenta capaz de transformar a propriedade intelectual e o espírito empreendedor em riqueza econômica.
Muito além do capital....
A gestão de um fundo de venture capital e private equity:
- Agrega recursos e conhecimentos, visando o crescimento acelerado e a sustentabilidade da empresa.
- Profissionaliza a empresa
- Maximiza o valor da empresa (gestores têm elevada experiência e, em geral, atuam na administração)
- Aplica as mais importantes práticas de governança corporativa aprimorando a qualidade da gestão
- Aumenta a credibilidade e melhora a imagem institucional da empresa.
- Proporciona sustentabilidade futura do negócio
- Abre as portas para um relacionamento qualificado no mercado em que a empresa atua
- Transforma a empresa, tornando-a competitiva e pronta para enfrentar o mercado global.
Antes de buscar recursos de capital empreendedor, você deve se perguntar:
- Tenho ambição de promover um crescimento elevado na minha empresa?
- Estou disposto a vender uma parte da minha empresa para um investidor, tornando-o sócio do meu negócio?
Para obter qualquer tipo de capital, é preciso planejamento. Portanto, antes de se apresentar a qualquer fonte de capital empreendedor, você deve:
- Estruturar um bom plano de negócios
- Colocar-se no lugar do investidor e criticar o seu negócio
- Saber de quanto você vai precisar e para que será utilizado
- Avaliar se há compatibilidade com os novos sócios, testando o relacionamento, os princípios e valores empresariais.
- Avaliar se está preparado para iniciar as negociações e abrir sua empresa para o controle externo
Comitê de Empreendedorismo, Inovação e Capital Semente da ABVCAP
A ABVCAP constituiu o Comitê de Empreendedorismo, Inovação e Capital Semente, que assessora o Conselho Deliberativo nas iniciativas necessárias ao aprimoramento do marco regulamentar. O Comitê é coodenado por Robert Binder, Sócio-Diretor da Antera Gestão de Recursos.
O objetivo do Comitê de Empreendedorismo, Capital Semente e Inovação é fomentar a capitalização de iniciativas empreendedoras, em conformidade com as práticas de governança corporativa, promovendo a sinergia desses empreendimentos com o segmento de venture capital. A agenda do Comitê inclui, dentre outros temas, a proposição e coordenação de iniciativas da ABVCAP em prol da atração de investimentos para esses segmentos, a divulgação de oportunidades aos nossos membros, o estreitamento do relacionamento com todos os órgãos e entidades envolvidos no fomento ao empreendedorismo, capital semente e inovação.
Ressaltamos que, nos últimos anos, a ABVCAP vem abrigando, em seu Congresso Anual, o Venture Fórum, importante iniciativa assumida pela ABVCAP, a partir de 2011.