Esqueceu sua senha?

Notícias ABVCAP

1...Ultima
“O Venture Capital tem que investir em tendências”, defende Francisco Jardim da SP Ventures Adicionado em 07/08/2020
 

O agronegócio que conhecíamos alguns anos atrás não dá conta de atender às demandas estimadas até 2050. Com o crescimento populacional e a necessidade de proteger o meio ambiente, será preciso conciliar o aumento da produtividade com a preservação dos recursos naturais. “Devemos ter 10 bilhões de pessoas no mundo até 2050 e o aumento da renda dos países emergentes tende a elevar o consumo de proteína per capta. Isso significa produzirmos mais alimentos nas próximas décadas do que fizemos nos últimos 7 mil anos”, defende Francisco Jardim, managing partner da SP Ventures.


Fonte: ABVCAP News | Agosto 2020

O impacto dos investimentos torna-se tão relevante quanto a análise do risco e do retorno financeiro Adicionado em 05/08/2020
 
Mas para adicionar valor, é preciso ir além da busca pela métrica. 

A pandemia nos ensinou o grau de interdependência das relações econômicas e sociais. Já percebemos uma nova mentalidade, que faz o impacto das iniciativas privadas avançar para discussões mais amplas. O tema desperta cada vez mais o interesse de investidores.

Fonte: ABVCAP News | Agosto 2020

Medidas para atrair iniciativa privada à infraestrutura são bem-vindas, diz Geoffrey Cleaver, da Angra Partners Adicionado em 05/08/2020
 
Restrição à movimentação de pessoas e a retração da economia devido à pandemia de coronavírus têm afetado empresas do setor de infraestrutura brasileira. Apesar desse cenário, Geoffrey Cleaver, Diretor da Angra Partners e Coordenador do Comitê de Infraestrutura da ABVCAP, vê oportunidades e acredita que as medidas do governo para atrair a iniciativa privada a investir no setor são bem-vindas.

Fonte: ABVCAP News - Agosto 2020

Para fugir da crise, investidores apostam nas startups de saúde Adicionado em 28/07/2020
 
A crise do novo coronavírus ligou um sinal de alerta no mercado financeiro. Enquanto bolsas apresentaram diversos resultados negativos antes de uma recente recuperação, investidores procuraram formas de controlar perdas e, eventualmente até conseguir algum lucro.

Fonte: Yahoo Finanças

Uma mudança histórica para os investidores brasileiros Adicionado em 15/07/2020
 
Bruno Zaremba, Head de Private Equity da Vinci Partners, afirma que a queda nas taxas de juros forçará os agentes financeiros locais a buscar retorno em classes de ativos como o Private Equity – ao mesmo tempo em que a indústria segue oferecendo boas perspectivas de retorno para os investidores estrangeiros
Crédito via venture debt ganha força no Brasil Adicionado em 10/07/2020
 
Uma startup é, por definição, uma empresa jovem, mas com alto potencial de crescimento. Para atingir as metas de expansão, os empreendedores normalmente contam com duas opções de financiamento: encontrar um sócio disposto a encarar a empreitada ou tomar uma dívida. A primeira alternativa, representada pelo venture capital, é a mais comum. Nesse modelo, os investidores aportam dinheiro no negócio e, recebendo como contrapartida uma fatia do capital da empresa nascente, compartilham com os fundadores riscos e ganhos. O outro caminho, de dívida, pode ser trilhado por meio do chamado venture debt, que começa a ganhar fôlego no Brasil, principalmente diante da notória dificuldade que empresas menores enfrentam para obter empréstimos no sistema financeiro (trava que ganhou vulto com a pandemia).

Fonte: Capital Aberto

20 ANOS ABVCAP | Depoimento do Presidente Adicionado em 04/07/2020
 
Piero Minardi | Presidente da ABVCAP de 2018 até os dias de hoje

Coube a mim presidir a ABVCAP num período em que o mercado de Private Equity e Venture Capital parecia extremamente promissor, de 2018 até os dias de hoje.
Tínhamos o cenário perfeito para comemorar as duas décadas de existência da ABVCAP. Em junho deste ano, durante o Congresso Anual da Associação iríamos coroar os esforços de todos os Presidentes que me antecederam e dos fundadores da Associação – que, ao vislumbrarem o potencial que o capital privado poderia ter para promoção da inovação e do desenvolvimento do Brasil, a exemplo do que já vinha ocorrendo nos Estados Unidos,  se  uniram  em 2000 para fundar a ABCR (Associação Brasileira de Capital de Risco), anos depois renomeada para ABVCAP )Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital).


2O ANOS ABVCAP | Depoimentos dos ex-Presidentes Adicionado em 03/07/2020
 

Juntamos nossos ex-Presidentes para nos ajudar a contar um pouco da história desses 20 anos de trajetória da ABVCAP. Todos tiveram um papel importante e fundamental para o nosso crescimento, por isso não poderiam deixar de fazer parte desta comemoração. Cada um nos presenteou com uma mensagem contando um pouco sobre sua história com a associação e a representatividade da ABVCAP no crescimento da industria de Private Equity e Venture Capital no Brasil.

ABVCAP 20 anos Adicionado em 02/07/2020
 
“A passagem do século e do milênio se mostra bastante critica. No sentido mais profundo do termo: transição fecunda, mas dolorosa, de uma época para outra. Não é o fim do mundo, mas é o fim de um mundo “Dom Lucas Moreira Neves em “Crepúsculo e Aurora” OESP 30/04/97

Fonte: ABVCAP News | Julho 2020

Como o private equity impulsiona a bolsa brasileira | Entrevista com Gilson Finkelsztain, CEO da B3 Adicionado em 01/07/2020
 
Em entrevista exclusiva, Gilson Finkelsztain, presidente da B3, fala sobre a importância da indústria de Private Equity e Venture Capital para o mercado de capitais brasileiro – e o que está sendo feito para facilitar o acesso de empresas menores à bolsa.

Fonte: ABVCAP News | Julho 2020

"Nossas escolhas definirão a retomada" | Entrevista com Arminio Fraga, Gávea Investimentos Adicionado em 01/07/2020
 
Fundador da Gávea Investimentos e ex-presidente do Banco Central, Arminio Fraga fala sobre o tamanho da crise causada pela pandemia da Covid-19.
 


Fonte: ABVCAP News | Julho 2020

“Quem se adaptar vai sair bem da crise” | Entrevista com Susana Garcia-Robles Adicionado em 01/07/2020
 

Uma das pioneiras da indústria de PE e VC na América Latina e Executive Advisor da LAVCA, Susana Robles analisa os desafios do setor no Brasil e o impactos da crise da COVID-19 na mentalidade dos investidores. 


Fonte: ABVCAP News | Julho 2020

A reeducação do mercado Adicionado em 28/06/2020
 
Na Teoria Econômica, há uma máxima que dita que o comportamento dos agentes econômicos é função dos incentivos oferecidos. São, portanto, reações. No âmbito do mercado financeiro, seleção e alocação de ativos são perfeitas expressões da lógica reativa. Mercado é consequência. Causa “mercado” a política econômica, que propõe incentivos (nem sempre produzindo o que intencionou), novos fatores de produção, assim como mudanças profundas em hábitos e valores morais dos agentes econômicos. Se pretendemos inovar estruturalmente naquilo que fazemos, questionar a lógica de causalidade pela qual explicamos efeitos é um bom ponto de partida. Na ciência, essa rotina tem sido responsável pelo surgimento de diversas teorias que ora conflitam, ora se complementam, mas sempre expandem conhecimento. Por exemplo, na biologia para explicar adaptação das espécies, no desenvolvimento humano para explicar fenótipos, na física para explicar movimentos planetários e por aí vai. E no âmbito do mercado financeiro, há espaço para mais protagonismo que cause transformação?

Fonte: Investidor Institucional

Mercado de venture capital vai bem, apesar da crise Adicionado em 19/06/2020
 
Aplicar dinheiro em uma empresa nova, de pequeno ou médio porte, mas com grande potencial de crescimento: quem investe em está financiando os primeiros passos de . É uma jornada com riscos nada desprezíveis (não são poucas as empresas que morrem pelo caminho), mas que tem suas realizações. A maior delas é embarcar em uma nova história que, em alguns anos, pode se transformar em negócio milionário – caso de “unicórnios” como Nubank, Loggi e iFood.



Fonte: Estadão

Hora de voltar o olhar para o longo prazo Adicionado em 19/06/2020
 
A pandemia do novo coronavírus deve empurrar o Brasil para a maior recessão de sua história em 2020. O mercado projeta uma queda de 6,51% do PIB deste ano, e as empresas continuam em busca de financiamento para preservar caixa, honrar compromissos e reestruturar negócios. Em um primeiro momento, a corrida foi em direção a soluções imediatas, representadas principalmente por linhas de crédito. Agora, três meses após o início da pandemia, especialistas recomendam que as empresas voltem os olhares para as captações de longo prazo, como as oferecidas via private equity.

Fonte: Capital Aberto

1...Ultima
Mapa do Site | Links Úteis | FAQ | Contato | Localização
ABVCAP RJ: Av. Nilo Peçanha nº 50 sala 2901 - Centro - Rio de Janeiro - 20020-906 | Telefone: 55-21-3970-2432
ABVCAP SP: R. Pequetita nº 145, 8º andar, cj 81 - Vila Olimpia - São Paulo - 04552-060 | Telefone +55 11 3106-5025