Esqueceu sua senha?

Notícias ABVCAP

1...Ultima
ABVCAP Experience debate papel do capital privado e traz plataforma para conexões Adicionado em 08/10/2020
 
A Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) oferece, neste mês de outubro, a oportunidade de entrar em uma rede de conhecimento e networking. No dia 20, tem início o ABVCAP Experience, experiência que une evento online para debater o papel do capital privado na retomada econômica e uma plataforma de interação para participantes que desejam discutir os assuntos abordados e agendar reuniões de negócios.

Fonte: abvcap experience

O IPO do “Brasil profundo” | Entrevista com Wilson Rosa - Advent International Adicionado em 07/10/2020
 
A abertura de capital da rede varejista de material de construção Quero-Quero foi apelidada de “IPO do Brasil profundo”, e não é à toa. Longe dos grandes centros urbanos, a Quero-Quero baseou toda sua estratégia de crescimento no interior – no último ano, abriu uma loja por semana em pequenas cidades da região sul. Hoje, é a maior rede do segmento em número de lojas. Após um investimento de 12 anos, a gestora americana Advent International vendeu todas as suas ações no IPO, fazendo da Quero-Quero a segunda “corporation” do varejo brasileiro, depois da Renner. Wilson Rosa, sócio da Advent responsável pelo investimento, falou à ABVCAP sobre a Quero-Quero e a importância da crescente diversificação da bolsa brasileira. 

Fonte: ABVCAP News | Outubro 2020

A empresa de estimação chega à B3 | Entrevista com Frances Fukuda - Warburg Pincus Adicionado em 07/10/2020
 
Num dos maiores IPOs do ano, a Petz revelou aos investidores o potencial do mercado de soluções para animais de estimação no país. Considerado o quarto maior mercado do mundo em faturamento, o Brasil tem população de cerca de 88 milhões de cães e gatos.
Com uma exitosa estratégia omnichannel, que integra os canais de venda digital e físico, e ganhos crescentes de market share, a Petz tornou-se a líder do segmento e exibe taxas de crescimento de cerca de 30% ao ano. Acionista da empresa desde 2013, a gestora americana Warburg Pincus teve um papel decisivo nessa trajetória. Na entrevista à Abvcap, a diretora da Warburg Pincus Frances Fukuda fala sobre a preparação da companhia para a estreia na bolsa e o interesse dos investidores por setores até então inéditos na B3. 

Fonte: ABVCAP News | Outubro 2020

Alta de IPOs em 2020 é só início da onda, diz presidente de câmara da Bolsa Adicionado em 20/09/2020
 
As vendas de novas ações este ano já giraram mais de R$ 66 bilhões em 47 operações, entre Ofertas Públicas Iniciais (IPOs, na sigla em Inglês), quando uma empresa vende ações pela primeira vez na Bolsa, e follow-on, quando uma companhia já listada decide aumentar a quantidade de suas ações no mercado. Como ainda há uma fila com pelo menos outras 45 empresas que aguardam autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), é quase certo que esses negócios vão bater os R$ 90 bilhões de 2019, afirma Alvaro Gonçalves, presidente da Câmara Consultiva de Empresas e Estruturadores de Ofertas da B3.

Fonte: UOL - Economia

A hora e a vez das startups: empresas digitais testam IPO na B3 Adicionado em 08/09/2020
 
A onda de aberturas de capital deste ano tem uma novidade importante: empresas da nova era digital e que podem ser consideradas startups. É o caso da plataforma de artigos usados Enjoei, da empresa de cash back Méliuz, da Housi, o braço tecnológico da incorporadora Vitacon que faz gestão de imóveis para aluguel, e da empresa de vendas online de vinhos Wine (W2W E-Commerce).


Fonte: Exame

No Sul, o pioneirismo da CRP | Entrevista com Clovis Meurer Adicionado em 01/09/2020
 

 A CRP Companhia de Participações foi fundada em 1981, antes mesmo das normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para os fundos de Private Equity e Venture Capital. O objetivo era investir em negócios que surgiam nas áreas de computação, equipamentos e softwares. “Muitos empreendedores, naquele momento, saíram de universidades e começaram seus negócios, numa indústria diferente dos padrões usuais e tinham dificuldades de conseguir financiamento e recursos”, explica Clovis Meurer, diretor e sócio na gestora.

Fonte: ABVCAP News | Setembro 2020

Na Triaxis, presença nacional e atuação regional | Entrevista com Eric Ribeiro e Reinaldo Coelho Adicionado em 01/09/2020
 
Em 2007 o BNDES investiu no Criatec, um fundo de investimentos de seed capital destinado a aportes em empresas inovadoras. O fundo designou gestores em sete cidades brasileiras para identificar oportunidades em diferentes regiões do país e monitorar as empresas investidas. Entre esses gestores, estavam Eric Ribeiro, Reinaldo Coelho e Haim Mesel, que 5 anos depois se uniram para criar a Triaxis. 

Fonte: ABVCAP News | Setembro 2020

Os motivos que levaram a Cedro Capital ao Brasil Central | Entrevista com Bruno Brito Adicionado em 31/08/2020
 
Criar alternativas de investimentos numa região com altas taxas de crescimento e que estava fora do radar da indústria de fundos fizeram os fundadores da Cedro Capital escolher o Brasil Central como área de atuação. 

Fonte: ABVCAP News | Setembro 2020

“O Venture Capital tem que investir em tendências”, defende Francisco Jardim da SP Ventures Adicionado em 07/08/2020
 
O agronegócio que conhecíamos alguns anos atrás não dá conta de atender às demandas estimadas até 2050. Com o crescimento populacional e a necessidade de proteger o meio ambiente, será preciso conciliar o aumento da produtividade com a preservação dos recursos naturais. “Devemos ter 10 bilhões de pessoas no mundo até 2050 e o aumento da renda dos países emergentes tende a elevar o consumo de proteína per capta. Isso significa produzirmos mais alimentos nas próximas décadas do que fizemos nos últimos 7 mil anos”, defende Francisco Jardim, managing partner da SP Ventures.

Fonte: ABVCAP News | Agosto 2020

O impacto dos investimentos torna-se tão relevante quanto a análise do risco e do retorno financeiro Adicionado em 05/08/2020
 
Mas para adicionar valor, é preciso ir além da busca pela métrica. 

A pandemia nos ensinou o grau de interdependência das relações econômicas e sociais. Já percebemos uma nova mentalidade, que faz o impacto das iniciativas privadas avançar para discussões mais amplas. O tema desperta cada vez mais o interesse de investidores.

Fonte: ABVCAP News | Agosto 2020

Medidas para atrair iniciativa privada à infraestrutura são bem-vindas, diz Geoffrey Cleaver, da Angra Partners Adicionado em 05/08/2020
 
Restrição à movimentação de pessoas e a retração da economia devido à pandemia de coronavírus têm afetado empresas do setor de infraestrutura brasileira. Apesar desse cenário, Geoffrey Cleaver, Diretor da Angra Partners e Coordenador do Comitê de Infraestrutura da ABVCAP, vê oportunidades e acredita que as medidas do governo para atrair a iniciativa privada a investir no setor são bem-vindas.

Fonte: ABVCAP News | Agosto 2020

Para fugir da crise, investidores apostam nas startups de saúde Adicionado em 28/07/2020
 
A crise do novo coronavírus ligou um sinal de alerta no mercado financeiro. Enquanto bolsas apresentaram diversos resultados negativos antes de uma recente recuperação, investidores procuraram formas de controlar perdas e, eventualmente até conseguir algum lucro.

Fonte: Yahoo Finanças

Uma mudança histórica para os investidores brasileiros Adicionado em 15/07/2020
 
Bruno Zaremba, Head de Private Equity da Vinci Partners, afirma que a queda nas taxas de juros forçará os agentes financeiros locais a buscar retorno em classes de ativos como o Private Equity – ao mesmo tempo em que a indústria segue oferecendo boas perspectivas de retorno para os investidores estrangeiros
Crédito via venture debt ganha força no Brasil Adicionado em 10/07/2020
 
Uma startup é, por definição, uma empresa jovem, mas com alto potencial de crescimento. Para atingir as metas de expansão, os empreendedores normalmente contam com duas opções de financiamento: encontrar um sócio disposto a encarar a empreitada ou tomar uma dívida. A primeira alternativa, representada pelo venture capital, é a mais comum. Nesse modelo, os investidores aportam dinheiro no negócio e, recebendo como contrapartida uma fatia do capital da empresa nascente, compartilham com os fundadores riscos e ganhos. O outro caminho, de dívida, pode ser trilhado por meio do chamado venture debt, que começa a ganhar fôlego no Brasil, principalmente diante da notória dificuldade que empresas menores enfrentam para obter empréstimos no sistema financeiro (trava que ganhou vulto com a pandemia).

Fonte: Capital Aberto

20 ANOS ABVCAP | Depoimento do Presidente Adicionado em 04/07/2020
 
Piero Minardi | Presidente da ABVCAP de 2018 até os dias de hoje

Coube a mim presidir a ABVCAP num período em que o mercado de Private Equity e Venture Capital parecia extremamente promissor, de 2018 até os dias de hoje.
Tínhamos o cenário perfeito para comemorar as duas décadas de existência da ABVCAP. Em junho deste ano, durante o Congresso Anual da Associação iríamos coroar os esforços de todos os Presidentes que me antecederam e dos fundadores da Associação – que, ao vislumbrarem o potencial que o capital privado poderia ter para promoção da inovação e do desenvolvimento do Brasil, a exemplo do que já vinha ocorrendo nos Estados Unidos,  se  uniram  em 2000 para fundar a ABCR (Associação Brasileira de Capital de Risco), anos depois renomeada para ABVCAP )Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital).


1...Ultima
Mapa do Site | Links Úteis | FAQ | Contato | Localização
ABVCAP RJ: Av. Nilo Peçanha nº 50 sala 2901 - Centro - Rio de Janeiro - 20020-906 | Telefone: 55-21-3970-2432
ABVCAP SP: R. Pequetita nº 145, 8º andar, cj 81 - Vila Olimpia - São Paulo - 04552-060 | Telefone +55 11 3106-5025