Captação dos fundos de Private Equity e Venture Capital cresce 161% em 2018 Adicionado em 23/05/2019

Volume de recursos levantados em 2018 atingiu R$ 13,6 bi
Total disponível para investimentos alcança R$ 39,3 bi
Investimento de fundos de Venture Capital é recorde

São Paulo, 23 de maio de 2019 – A captação dos fundos de Private Equity e Venture Capital para investimento em empresas brasileiras alcançou R$ 13,6 bilhões em 2018, aumento de 161% em relação a 2017.

Os números fazem parte do “Panorama da Indústria Brasileira de Private Equity, Seed e Venture Capital (PE&VC)”, estudo realizado anualmente pela ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital) em parceria com a KPMG.

Com o crescimento na captação, os fundos reunidos na ABVCAP tinham, no fim do ano passado, R$ 39,3 bilhões disponíveis para novos investimentos no mercado brasileiro, número 28% maior que em dezembro de 2017. O capital comprometido com o Brasil atingiu R$ 170,3 bilhões. O valor, maior da série histórica calculada desde 2011, inclui as aquisições já feitas no Brasil e os recursos disponíveis para novos aportes.

Ao longo de 2018, os investimentos em participações em empresas brasileiras
somaram R$ 13,5 bilhões. O segmento de serviços financeiros foi o que mais recebeu recursos, com 19% do total, seguido do setor de alimentos e bebidas, com 15%.

“Esse desempenho mostra que os investidores de Private Equity e Venture Capital estão dispostos a trazer o capital de longo prazo de que o Brasil tanto precisa, mesmo em períodos marcados por alta volatilidade”, diz Piero Minardi, presidente da ABVCAP. “Esse capital estimula o empreendedorismo, melhora a governança das empresas, alavanca seu crescimento e fomenta o mercado de capitais.”

Já os desinvestimentos totalizaram R$ 13,7 bilhões, número 34% maior que em 2017. Segundo dados da B3, todas as empresas que abriram o capital no Brasil nos últimos 4 anos tinham investimento de ao menos um fundo de private equity.

Investimentos dos fundos de Venture Capital é recorde
O segmento de Venture Capital continua em destaque. Os fundos dessa modalidade investiram em 122 startups brasileiras em 2018, num total de R$ 6 bilhões em aportes.

Nos três anos anteriores, período no qual foi feito o levantamento, a cifra nunca havia superado R$ 1 bilhão. O capital disponível para novos investimentos no país era de R$ 2,4 bilhões e o capital comprometido somou R$ 16,6 bilhões, o dobro de 2017.

Quando consideradas as operações que não tiveram os valores divulgados, o número de empresas que receberam investimentos desses fundos em 2018 chega a 211.

Principais números (em R$ bi)
 20172018Variação
Capital Comprometido154,3170,310,4%
   Private Equity146153,75,3%