Projeto ONE: Um impulso à Diversidade de Gênero na Indústria de Investimentos Alternativos no Brasil Adicionado em 06/06/2024

Apenas 11% dos profissionais sêniores de Private Equity (PE) e Venture Capital (VC) nos mercados emergentes são mulheres, e apenas 7% do capital dos fundos de PE e VC é destinado a mulheres empreendedoras nesses países, revela um estudo recente da IFC¹. No entanto, a mesma pesquisa mostra que 65% dos LPs institucionais consideram a diversidade de gênero da equipe de investimentos um tema relevante ao comprometerem capital para fundos, e que fundos com equipes de investimento com diversidade de gênero têm um desempenho até 20 vezes maior do que fundos com equipes não diversas em países emergentes. Essa disparidade é evidente também no Brasil.

A fim de contribuir para a superação dessas desigualdades e impulsionar o crescimento da indústria de investimentos alternativos no Brasil, a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), a Heidrick & Struggles e a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, estão lançando o Projeto ONE, uma parceria que, por meio de pesquisas, capacitação e ações estratégicas, vai identificar e ajudar a superar as desigualdades de gênero, disseminar melhores práticas e criar oportunidades de geração de valor para a indústria. Com essa iniciativa, as três instituições parceiras visam evidenciar que a diversidade de gênero nesse segmento é também benéfica aos negócios.

O Projeto ONE será oficialmente lançado durante o Congresso ABVCAP 2024, de 10 a 12 de junho, quando o link para o formulário de inscrições estará aberto ao público. As gestoras interessadas em participar devem indicar profissionais com aproximadamente 15 anos de experiência na indústria de Private Equity e Venture Capital e que estejam envolvidos nas atividades centrais de seus negócios, até o dia 30 de junho.

Os candidatos selecionados terão acesso gratuito a dados agregados que revelam as lacunas de gênero na indústria, proporcionando uma visão abrangente do cenário atual. Além disso, terão a oportunidade de participar de um programa de capacitação oferecido pela IFC focado em melhores práticas para promover a igualdade de gênero no setor. Em fase posterior, uma parte dos candidatos será escolhida para participar de uma imersão de 4 dias, conhecida como Sprint Challenge, oferecida pela Heidrick & Struggles. Durante esse desafio, os participantes serão incentivados a desenvolver um plano estratégico para promover a diversidade de gênero na indústria de Private Equity e Venture Capital.

A iniciativa do Projeto ONE surgiu a partir do lançamento da versão em português do Guia do Gestor de Fundos para Investimento Inteligente em Questões de Gênero da IFC, em evento conjunto da IFC e da ABVCAP sobre igualdade de gênero na indústria,  em novembro do ano passado.  Após a ocasião, a Heidrick & Struggles, que participou como palestrante no evento, procurou a IFC e a ABVCAP para unirem forças e assim surgiu esta parceria para promover a igualdade de gênero na indústria brasileira de investimentos alternativos.

O Projeto ONE representa uma aposta na indústria brasileira de Private Equity e Venture Capital como um agente de transformação para promover a diversidade de gênero no mercado financeiro. Por meio da disseminação de melhores práticas, o Projeto busca revelar oportunidades e impulsionar uma mudança significativa e perene no setor em prol de mais retornos e diversidade.

Sobre o Projeto ONE

O Projeto ONE é uma parceria entre a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), a Heidrick & Struggles e a International Finance Corporation (IFC) com objetivo de impulsionar a igualdade de gênero na indústria de investimentos alternativos do Brasil. O Projeto reúne Gestoras (General Partners), Limited Partners e profissionais mulheres da indústria de Private Equity e Venture Capital do Brasil para, por meio de pesquisas, capacitação e ações estratégicas, identificar e contribuir para a superação das desigualdades de gênero, disseminar melhores práticas e criar oportunidades de geração de valor na indústria, evidenciando o business case para a diversidade de gênero.

Sobre a IFC

A IFC – membro do Grupo Banco Mundial – é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, usando nosso capital, conhecimentos técnicos e influência para criar mercados e oportunidades nos países em desenvolvimento. No exercício financeiro de 2023, a IFC alocou o valor recorde de US$43,7 bilhões para empresas privadas e instituições financeiras nesses países, alavancando assim o poder do setor privado para erradicar a pobreza extrema e aumentar a prosperidade compartilhada enquanto as economias enfrentam os impactos das crises globais. Para mais informações, visite www.ifc.org.

Sobre a ABVCAP

A Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) é uma entidade sem fins lucrativos em atividade desde o ano 2000, que visa o desenvolvimento da atividade de investimento de longo prazo no País, e representa instituições nacionais e internacionais ativas na indústria de ativos alternativos brasileira, aí incluídos os mercados de  private equity, venture e seed capital, crédito privado, infraestrutura, real estate, recursos naturais e special situations, entre outros. Como entidade representativa da indústria de capital privado, a ABVCAP defende os interesses dos integrantes da indústria junto a instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, em busca de políticas públicas cada vez mais favoráveis ao fomento desses investimentos no País, em benefício dos associados e da economia real como um todo.

Sobre a Heidrick & Struggles

A Heidrick & Struggles (Nasdaq: HSII) é uma premier provider de serviços de consultoria de liderança global e soluções de talentos sob demanda, atendendo às necessidades de consultoria para a Alta Liderança das principais organizações do mundo. No nosso papel de trusted advisors, estabelecemos parcerias com os nossos clientes para desenvolver líderes e organizações preparadas para o futuro, reunindo os nossos serviços e ofertas em recrutamento de executivos, diversidade e inclusão, avaliação e desenvolvimento de liderança, aceleração de organizações e de equipes, cultura, entre outras soluções. A Heidrick & Struggles foi pioneira em Executive Search há mais de 65 anos. Hoje, a empresa fornece soluções integradas de talento e capital humano para ajudar nossos clientes a mudar o mundo, uma equipe de liderança de cada vez.® www.heidrick.com