[Congresso ABVCAP 2019 - Sessão 6] Barômetro Global da Indústria de Private Equity Adicionado em 23/05/2019

Frank Morgan, Presidente, Coller Capital

A captação dos fundos de private equity está crescendo na América Latina e a tendência deve continuar em 2019. A conclusão é de pesquisa realizada pela Coller Capital com 110 gestores globais e apresentada pelo CEO da empresa, Frank Morgan, durante a edição de 2019 do Congresso anual da ABVCAP. Segundo os dados compilados pela companhia, a captação de recursos para aquisição de empresas na região somou US$ 6,7 bilhões no ano passado ante US$ 4,3 bilhões em 2017.

Atualmente, a região responde por 1,6% (aproximadamente US$ 7,4 bilhões) do capital investido em private equity no mundo. No entanto, os investimentos vêm batendo recordes e somaram US$ 7,3 bilhões no ano passado com Brasil e México no topo do ranking de países que mais receberam aportes.
Sobre o ambiente macroeconômico global, Morgan alertou que as disputas comerciais geram preocupações na indústria de private equity.  Segundo a pesquisa, 75% dos entrevistados acreditam que a guerra comercial terá impacto negativo sobre a indústria. Cerca de metade dos entrevistados informou que está se preparando para a próxima retração global.

“Neste cenário, setores ligados ao envelhecimento da população como saúde e farmacêutico são segmentos nos quais os gestores dos EUA e Europa veem mais chance de ganhos. Já os ligados a consumo seriam os menos atrativos”, afirmou Morgan.

A pesquisa apresentada pelo executivo evidenciou a credibilidade na gestão de empresas por parte dos fundos de private equity. Para 70% dos entrevistados, se a desaceleração da economia mundial se concretizar, companhias que contam com gestoras de private equity entre seus investidores teriam um desempenho melhor do que as que não têm os fundos como acionistas.