[Congresso ABVCAP 2019 - Sessão 13] Cenário e oportunidades no setor de infraestrutura no Brasil Adicionado em 24/05/2019

Alexandre Pierantoni (Managing Director, Duff & Phelps)
Nicholas Ballian (Diretor de Avaliação de empresas, Duff & Phelps).

A atratividade do Brasil para projetos de infraestrutura tem aumentado, na visão da Duff & Phelps. “É a primeira vez que temos uma combinação de fatores como taxa de juros baixa, previsibilidade e ativos atrativos”, afirmou Alexandre Pierantoni, executivo da consultoria durante o Congresso ABVCAP 2019.

Segundo levantamento da Duff & Phelps, o Brasil precisará investir cerca de US$ 2,5 trilhões até 2038 para alcançar o ranking dos 20 países com melhor infraestrutura do mundo. Os dados do estudo mostram que, globalmente, o capital privado, em particular os fundos de private equity, tem suprido a necessidade de financiamentos, uma vez que os governos não têm condições de fazer os investimentos.  “Retornos na faixa de 8% a 10% ao ano têm atingido os objetivos dos investidores financeiros nessa classe de ativos”, afirmou Pierantoni.

Para Nicholas Ballian, diretor de Avaliação de Empresas da Duff & Phelps, entre as razões para que os investidores de private equity se interessem por projetos de infraestrutura no Brasil estão a estabilidade cambial, a mudança de política do BNDES, que tende a abrir mais espaço para o financiamento privado, e ampliação da oferta de ativos devido a questões econômicas e políticas.

Ballian lembrou ainda que a continuidade do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) é outro fator a colaborar para a participação de investimento privado nos empreendimentos. Sobre o programa, Pierantoni ressaltou que os projetos do segmento de energia são os mais avançados e servem como modelo para os demais setores. Portos e aeroportos também foram citados pelo executivo como cases de sucesso. “Diversas lições foram aprendidas e o governo está trabalhando em cima de um processo estruturado”, afirmou.