Venture Capital | XP levanta fundo de R$ 1,2 bi para ‘popularizar’ aplicação em start-up e empresa fora da Bolsa Adicionado em 14/04/2021

A XP Asset captou R$ 1,2 bilhão para um fundo que comprará cotas de veículos de venture capital e private equity, em uma aposta no apetite por diversificação por meio de start-ups e companhias fora da Bolsa.

O XP Selection Alternativo planejava levantar R$ 1 bilhão, mas encontrou demanda para ampliar a oferta em 20%, limite previsto em regulação. A captação durou um mês.

Diferentemente de outros “fundos de fundos” do segmento, o veículo da XP abriu a captação para “investidores qualificados”, aqueles com pelo menos R$ 1 milhão aplicado no mercado. Outros fundos do segmento só podem ser acessados por “investidores profissionais”, com mais de R$ 10 milhões em patrimônio, e gerem ao todo algo como R$ 4 bilhões no Brasil.

‘Diversificação’

Com a abertura para cotistas menos abastados, o “fundo de fundos” alternativos da XP conseguiu atrair mais de 10 mil cotistas. Um dos chamarizes foi a aplicação inicial mínima de R$ 50 mil, um “troco” para seu público-alvo.

— Com esse perfil, foi possível aumentar a penetração junto aos investidores, e acredito que, com a quantidade de cotistas, nos tornamos o maior “fundo de fundos” de private equity do país— afirmou à coluna o gestor do fundo, Jorge Lange, que, antes da XP, fez carreira em casas como Victoria Capital e LGT Lightstone.— Enxergamos o veículo como uma forma de permitir ao cliente ter ativos alternativos em sua carteira, mas de maneira diversificada.

Como é praxe nesse segmento, o fundo da XP ficará fechado a partir de agora e terá dez anos de prazo. Os primeiro quatro serão dedicados à formação da carteira. O plano é aplicar em cotas de até 15 fundos, além de alocar parte do portfólio em aportes diretos em empresas por meio de co-investimentos com gestoras especializadas. Um quinto do patrimônio será alocado em fundos estrangeiros.

— Na Bolsa brasileira existem menos de 400 empresas para um número enorme de fundos. Logo, há pescador de mais para pouco peixe. No private equity, é o contrário. Essa é uma oportunidade tradicionalmente ignorada pelo investidor, que muitas vezes nem conseguia acessar esses investimentos — acrescentou Lange.

Fonte: O Globo - Blogs