Clipping

Investimentos de fundos de venture capital devem crescer 13,3% neste ano Adicionado em 21/08/2019

Os investimentos de fundos de venture capital registrados no Brasil este ano apontam para uma tendência de crescimento em relação a 2018. Se mantido o ritmo, a projeção é que o montante chegue a R$ 3,8 bilhões até o final do ano – 13,3% a mais o registrado em 2018. É o que mostra uma pesquisa da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap) e da KPMG.

Para chegar à conclusão, o estudo comparou os valores investidos no 1º semestre de 2019 ao total registrado em 2018.

Entre janeiro e junho deste ano, foram investidos R$ 3,4 bilhões por estes fundos. O valor é superior à metade do total registrado em todo o ano passado, que chegou a R$ 6 milhões.

Os dados foram obtidos a partir de divulgações públicas e da plataforma FIPData. Ao todo, os fundos de venture capital investiram em 98 empresas nestes seis meses. Delas, 76 informaram os valores dos aportes, integrando o montante registrado no período.

Segundo as instituições, a projeção é que o ritmo se mantenha no segundo semestre, levando o valor total de 2019 a ultrapassar o do ano passado. O montante pode alcançar R$ 6,8 milhões, beneficiando até 152 startups.

Das 98 empresas que receberam investimentos, 21 são fintechs e insurtechs, startups das áreas de finanças e seguros. Em seguida aparecem startups da área de softwares (23) e de transporte e mobilidade (7).

"O ecossistema de venture capital está atingindo sua maturidade no Brasil e tem atraído cada vez mais investidores estrangeiros, liderando os principais rounds de investimento nas startups brasileiras", afirmou Piero Minardi, Presidente da ABVCAP, durante a apresentação do estudo.

Entre os investimentos dos fundos de private equity, o valor chegou a R$ 4 bilhões no primeiro semestre deste ano. Em 2018, o valor total foi de R$ 7,5 bilhões.

Fonte: PEGN