A Indicator Capital, gestora brasileira de venture
capital early-stage, e a Marcopolo, por meio de seu braço de corporate
venture capital e novos negócios, MarcoZero, dedicado a monitorar, estruturar e investir em oportunidades na área de
mobilidade, anunciam o investimento inicial de R$ 5,5 milhões na CTA
Smart, empresa de tecnologia do segmento de combustíveis com foco em sistemas
de automação e controle de abastecimento. A previsão é que, com um segundo
aporte previsto para ocorrer em até 18 meses, o investimento possa atingir até
R$ 19 milhões.
Com base em Porto Alegre e nos Estados Unidos, a
CTA Smart é detentora de uma tecnologia de sistemas inteligentes para
abastecimento de frotas com base em um modelo de SaaS (Software as a Service).
A plataforma estará acessível para a gestão do combustível de empresas de todos
os portes e segmentos do Brasil e do mundo, com robustez e facilidade de
instalação remota.
O alinhamento da CTA Smart com a tese de Internet
das Coisas foi um dos fatores determinantes para o investimento da Indicator
Capital. Já para a MarcoZero, o investimento foi escolhido pela sinergia com os objetivos da companhia de
continuamente agregar valor, segurança e dados à operação de seus clientes por
meio da gestão inteligente de frotas.
A plataforma torna acessível a gestão do
combustível a empresas de todos os portes de diferentes segmentos, o que antes,
só era possível às grandes companhias. No atual cenário, o combustível
representa um dos maiores custos para as empresas nos setores de transporte,
mineração, construção, reflorestamento, entre outros. Diante disso,
a gestão se torna fundamental para evitar desperdício e desvio do combustível,
e, consequentemente, reduzir os custos operacionais e aumentar a produtividade,
lucratividade e competividade das empresas.
Fábio Iunis de Paula, cofundador da Indicator
Capital, explica que com as tecnologias
anteriores, o processo de gestão de abastecimento era moroso e demandava uma
infraestrutura complexa, além de instalação e manutenção presenciais nas
empresas. Com a solução da CTA Smart, a gestão passa a ser remota, graças à
conectividade direta com a nuvem, e há a possibilidade de instalação do
dispositivo na bomba de abastecimento pelo próprio cliente. O gestor tem toda a
operação na mão e consegue melhorar suas margens operacionais. Com isso, a CTA
Smart está aprimorando a jornada do cliente, o que está em sinergia com os
objetivos da Marcopolo.
“O investimento na CTA Smart
ocorre por se tratar de uma empresa que está alinhada aos nossos objetivos, com
uma solução tecnológica que oferece em tempo real a gestão e a visibilidade dos
custos de combustíveis. Isso proporciona uma redução de custos e ganhos de
produtividade aos clientes da Marcopolo e também de companhias de diversos setores
da economia. A empresa, assim como a MarcoZero e a Marcopolo, visa oferecer
soluções que ampliem a modernização da mobilidade urbana”, afirma João Paulo
Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.
A CTA Smart tem parcerias com as maiores
distribuidoras e Transportadores Revendedores Retalhistas (TRRs) do Brasil, que
se conectam na plataforma, beneficiando a logística de entrega e estreitando o
relacionamento com os clientes. Hoje, a tecnologia já pode ser instalada em
100% das bombas de abastecimento do mundo, sendo elas mecânicas, digitais ou
eletrônicas.
“Executamos em um ano mais de três décadas desta
solução. Lançamos o primeiro mínimo produto viável em 2011, em uma garagem em
Caxias do Sul – RS-BR. Este foi o gatilho onde tudo começou”, ressalta Filipe
Lucatelli Borges, um dos sócios da CTA Smart e CEO da Link2Pump, a marca
Internacional da CTA Smart nos Estados Unidos. “Ter seu negócio em território
internacional é muito gratificante, já atendemos todo o Lower 48, com clientes
importantes na Califórnia, no Texas, em Nova Iorque e na região centro-oeste do
país. Nossa estratégia prevê atuação em nível Latam com foco principal no
México, e em paralelo a CTA vem
trabalhando fortemente nos mercados da África, Emirados Árabes e Austrália.”
A conformidade com o propósito da Indicator Capital
de ‘investir para o bem’ foi também um ponto avaliado. De acordo com as
métricas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), a empresa
está alinhada com os objetivos 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 12
(Consumo e Produção Responsáveis).
Fábio Iunis de Paula ressalta que muito em breve os
sistemas atuais, propensos a lentidão, burocracia, erros, desvios e acesso
restrito a um pequeno número de empresas farão parte do passado. “O que a CTA
Smart está fazendo é, sem dúvida, uma disrupção. Existe um grande potencial de
expandir a atuação da empresa para além de seu segmento, uma vez que já estão
conectados com diversos sistemas do cliente e com acesso a informações que possibilitam
a criação de valor em outras frentes. Também há muitas oportunidades de criação
de valor a serem aplicadas na CTA Smart nos vários pilares do programa Building
Value Together. O pilar de Cross-Border será especialmente importante para
promover conexões do time com clientes, parceiros e investidores no exterior.”
Para a MarcoZero, o investimento consolida uma
parceria na qual o papel de liderança global em transportes de passageiros da
Marcopolo, aliada a sua presença em mais de 120 países, contribuirá para a
expansão internacional das soluções da CTA Smart. A proposta é viabilizar
oportunidades de negócios com novos clientes na América Latina, Estados Unidos
e Oriente Médio.
Para Bruno Lopes, CEO da CTA Smart, a experiência
consolidada da Indicator Capital, liderando e trazendo as melhores práticas do
venture capital mundial, foi determinante para a conclusão desta etapa. “Foi o
que tornou possível criar um fundamento sólido, baseado na confiança mútua, e
captarmos os recursos e sócios ideais. Nossa união com a Indicator e a
MarcoZero é fundamental para que possamos expandir nosso negócio no Brasil e no
exterior. Ao longo desta jornada, tivemos a oportunidade de aprender e avaliar
com diversas venture capitals do mercado, ficando evidente que
a combinação da Indicator com a MarcoZero é a melhor decisão para o crescimento
projetado e o desenvolvimento a longo prazo”, declarou Bruno Lopes.